Teleconsulta médica: entenda como essa inovação pode ampliar seu consultório.

Teleconsulta médica

Muitas vezes o atendimento médico continuado é uma dificuldade encontrada por pacientes e profissionais de saúde, por limitações oriundas da distância e do espaço físico. Por isso, a teleconsulta médica vem ganhando uma notoriedade enorme, já que facilita o acesso à saúde e a efetivação da consulta de maneira remota.

Vale ressaltar que o atendimento médico é um importante elemento que contribui para a garantia da saúde da população em geral. Ao entender a saúde, de acordo com os princípios da OMS, como um processo biopsicossocial, é possível vislumbrar como o acompanhamento médico a longo prazo é necessário para preconizar essa garantia.

Assim, a teleconsulta médica tornou-se uma das tendências em software médico, pois amplia a possibilidade de um atendimento continuado, graças a sistemas médicos como o da MDMED.  Ficou curioso para saber mais sobre como funciona a teleconsulta e o que é preciso ter para efetivá-las? Então fica ligado na matéria a seguir!

O que é uma teleconsulta médica?

A teleconsulta representa a capacidade de realizar consultas médicas à distância, utilizando tecnologias seguras de comunicação pela internet, como videochamadas ou plataformas de videoconferência. Essa modalidade permite que pacientes e médicos se encontrem virtualmente, utilizando dispositivos como computadores, tablets ou smartphones para essa interação.

Assim, esse método possibilita acesso a serviços de saúde a partir de qualquer local com conexão à internet, facilitando o acesso a cuidados médicos, especialmente em áreas remotas ou para pessoas com dificuldades de locomoção.

Vale ressaltar que no Brasil a telemedicina foi regulamentada desde 2022, a partir da sanção da lei 14.510/2022 que permitiu a prática de telessaúde em todo cenário nacional. Portanto, a realização de teleconsultas é uma prerrogativa prevista em lei e autorizada para os consultórios e clínicas médicas.

Por que implementar a teleconsulta na minha clínica?

Além de contribuir para a ampliação ao acesso à saúde no cenário nacional, a teleconsulta conta com uma série de vantagens para as clínicas e consultórios médicos.

Em primeiro lugar, a teleconsulta possui o benefício de ampliar a possibilidade de atendimentos médicos, pois ela não está limitada geograficamente. Sendo assim, há um aumento da procura por atendimento e ampliação da cartela de clientes.

Além disso, a teleconsulta possui a vantagem de reduzir consideravelmente os custos operacionais, quando comparados às consultas presenciais em consultórios e clínicas. Isso acontece, pois há economia com gastos com papéis, materiais e profissionais de apoio.

O que é preciso ter para realizar uma teleconsulta?

Para que seja possível realizar teleconsultas é necessário possuir alguns elementos essenciais para possibilitar o atendimento à distância. Dentre esses elementos estão:

1. Sistema médico eficiente

Um sistema médico é essencial para realização de teleconsultas médicas, pois ele viabiliza a plataforma para efetivação do atendimento. Além disso, o sistema médico representa uma inovação tecnológica adotada em clínicas e consultórios para otimizar suas operações diárias.

Assim, o sistema médico da MDMED possibilita inúmeras possibilidades que vão além da viabilização da teleconsulta, que vão desde o agendamento de consultas até o registro e armazenamento eletrônico de informações dos pacientes.

2. Prontuário médico eletrônico

Um prontuário médico eletrônico consiste em um registro digital que concentra todos os detalhes clínicos de um paciente específico. Esse documento contém desde informações sobre histórico médico, diagnósticos, resultados de exames, prescrições médicas até anotações de consultas e procedimentos realizados.

Assim, para que uma teleconsulta seja realizada é essencial que a clínica possua um sistema de prontuário eletrônico, como o da MDMED. Com o software da MDMED é possível que o médico autorizado realize a consulta e alterações pertinentes no prontuário médico do paciente, de maneira digital e online.

Teleconsulta médica
Foto: RyanKing999

3. Assinatura eletrônica e prescrição digital

Outra necessidade para realização de uma teleconsulta é a disponibilização de receitas médicas que possam ser enviadas remotamente, como é o caso da prescrição digital.

Além disso, o médico precisa ter cadastrado uma assinatura eletrônica para autenticar os documentos, como, por exemplo, a prescrição digital e o prontuário eletrônico. Vale ressaltar que a assinatura digital é segura, já que conta com um registro legal e criptografado.

Assim, o sistema MDMED oferece a capacidade de realizar prescrições e assinaturas digitais, possibilitando a prática de teleconsulta e trazendo conveniência para os pacientes. A prescrição digital tem a mesma validade que uma receita médica tradicional, com a diferença de ser gerada e assinada eletronicamente.

Uma inovação adicional é a opção de enviar essa receita diretamente ao paciente via SMS, proporcionando maior comodidade e flexibilidade para o acesso aos medicamentos necessários.

Realize teleconsultas com MEDMED!

Realizar teleconsultas pode parecer um processo difícil, pois é preciso uma série de ferramentas tecnológicas. Por isso, a melhor maneira de implementar a teleconsulta no seu consultório é utilizando o software do MDMED.

A plataforma MDMED reúne tudo que você precisa em um só lugar! Não perca tempo e adquira o melhor produto do mercado.

Gostou do conteúdo? Então não perca tempo e dê uma olhada nos conteúdos do nosso blog!

MAIS POSTS