Tendências em software de prontuário eletrônico que você precisa conhecer

Tendências do prontuário eletrônico

Com a evolução tecnológica, a criação do software médico fez com que surgissem tendências do prontuário eletrônico. O prontuário médico é um documento muito importante, pois nele estão contidas informações extremamente relevantes acerca do paciente.

Assim, um formulário médico reúne os dados do paciente, a história clínica, a evolução do quadro, além de alguns exames complementares que podem ser acrescentados.

Esse documento ao longo da história era arquivado de maneira física, impresso em papéis e armazenado adequadamente em espaços destinados.

Sendo assim, o uso da tecnologia possibilitou que os prontuários médicos eletrônicos trouxeram inúmeros benefícios e funcionalidades. Isso aumentou significativamente a adesão das clínicas e hospitais ao novo modelo tecnológico de prontuário médico. Quer saber melhor sobre as tendências do prontuário eletrônico? Fica ligado na matéria!

O que é um prontuário eletrônico?

Tendências do prontuário eletrônico
Fonte: designs feito por pandpstock001 de Getty Images

Antes de tudo, é importante entender o que é um prontuário eletrônico, e o qual a diferença de um prontuário médico convencional.

Em primeiro lugar, um prontuário médico é um documento que reúne informações clínicas de um determinado paciente. Portanto, o prontuário pode ser físico, quando ele é impresso em uma folha de papel, ou eletrônico, quando as informações são digitais.

Sendo assim, um prontuário médico eletrônico é um documento digital que reúne as informações clínicas de determinado paciente. Diferente do prontuário físico, o prontuário digital armazena as informações por meio de um software médico, como o da MDMED.

Quais dados podem ser armazenados em um prontuário eletrônico?

O prontuário médico eletrônico armazena informações relevantes acerca do paciente, o que inclui os dados pessoais, a anamnese, exame físico, listas de problemas, suspeitas diagnósticas e condutas tomadas.

Portanto, um prontuário eletrônico pode exibir diversas informações contidas na anamnese, como a história clínica, alergias medicamentosas, doenças prévias, histórico familiar, hábitos de vida, dentre outros.

Além disso, é possível armazenar também os exames complementares realizados pelo paciente. Sendo assim, se um paciente realiza um exame laboratorial, como o hemograma, é possível visualizar o resultado consultando o prontuário eletrônico.

Conheça as vantagens de utilizar um prontuário eletrônico.

O software médico da MDMED confere uma série de benefícios ao disponibilizar em sua plataforma o prontuário médico eletrônico. Ficou interessado em saber sobre a tendências do prontuário eletrônico, e quais benefícios? Então confira a seguir a lista de algumas das principais vantagens que separamos:

1. Teleconsulta

Uma das tendências que cresceu bastante é atualmente a prática de telemedicina, em que o atendimento é realizado de maneira virtual. Assim, a teleconsulta é uma novidade que veio para ficar, e só se tornou possível graças ao uso de prontuários médicos eletrônicos.

Dessa maneira, graças ao prontuário eletrônico da MDMED é possível consultar remotamente as principais informações do paciente. Sendo assim, essa ferramenta é essencial para a realização de teleconsultas, e não pode faltar nesse tipo de atendimento.

2. Prescrição com assinatura digital

O software da MDMED permite que seja realizada a prescrição e assinatura digital, viabilizando a teleconsulta, além de promover comodidade ao paciente. Essa é mais uma tendência que se tornou possível graças ao software de prontuário eletrônico.

A prescrição digital tem a mesma utilidade de uma receita médica convencional, a diferença é que ela é produzida e assinada de maneira eletrônica. Outra grande novidade é que essa receita pode ser inclusive enviada via sms para o paciente, o que aumenta a comodidade e flexibilidade.

3. Consulta do prontuário via internet

Outra vantagem do uso do prontuário eletrônico que virou tendência é a consulta do documento através da internet. Ou seja, não é necessário um espaço físico para armazenamento de toneladas de papéis.

Isso é benéfico tanto para a clínica, que economiza muitos recursos, quanto para o paciente, que pode ter o seu prontuário consultado por um médico autorizado em qualquer hora e lugar e com agilidade.

4. Segurança e privacidade das informações dos pacientes

A segurança e privacidade dos dados nunca é demais, e por isso, o software médico da MDMED utiliza tecnologia criptografada para garantir a proteção dos dados. Dessa maneira, a privacidade protegida, e seus dados só poderão ser acessados por um profissional autorizado.

Essa é uma tendência muito buscada atualmente, uma vez que o vazamento de informações contidas em prontuários físicos podem acontecer com mais frequência. Portanto, a segurança fornecida por um prontuário eletrônico é mais uma das inúmeras vantagens desse tipo de modelo.

Fique por dentro das tendências do prontuário eletrônico e utilize o MDMED!

Deu para perceber a quantidade de tendênciasprontuário eletrônico e inovações que surgiram com a tecnologia implementada pelo software de prontuário eletrônico, não é mesmo?

Por isso, não fique de fora das tendências e ofereça o que há de mais seguro e inovador para o seu paciente. Adquira o software da MDMED e tenha em mãos o que há de melhor para sua clínica ou consultório. Pensou em conforto, comodidade, economia e segurança, pensou em MDMED!

Gostou do conteúdo sobre as tendências do prontuário eletrônico? Então não perca tempo e dê uma olhada nos conteúdos do nosso blog!

MAIS POSTS