Como otimizar o fluxo de trabalho com o uso de um sistema de gestão de consultas e agendamentos

Como otimizar o fluxo de trabalho

A rotina administrativa em um consultório ou uma clínica pode ser muito difícil de gerenciar, devido às altas demandas e a quantidade de atividades realizadas. Esse processo de realização de atividades diárias é conhecido como fluxo de trabalho, e existem estratégias práticas para otimizá-lo no ambiente da sua clínica. Assim, a melhor maneira de garantir a otimização de fluxo de trabalho em uma clínica ou consultório é através da utilização do software médico da MDMED.

Essa ferramenta possui um diferencial incrível, pois garante a otimização da gestão de consultas e agendamentos, um dos maiores gargalos do fluxo de trabalho na clínica.

Por esse motivo, criamos um conteúdo incrível que vai te ajudar a entender de forma prática como é possível otimizar o fluxo de trabalho na sua clínica ou consultório. Aqui você vai aprender como as funcionalidades do software médico vão impactar e facilitar a gestão de consultas e agendamentos.

O que significa fluxo de trabalho?

Antes de tudo é importante que a gente consiga esclarecer o significado de fluxo de trabalho, e como isso pode impactar na gestão de seu consultório. O fluxo de trabalho pode ser entendido como os processos que são realizados nas atividades de um consultório. Em outras palavras, o fluxo de trabalho são as demandas administrativas de uma clínica, que podem incluir agendamento e confirmação de consultas, cancelamentos, dentre outros.

Como otimizar o fluxo de trabalho em uma clínica ou consultório?

Para otimizar o fluxo de trabalho é preciso, antes de tudo, identificar os pontos de gargalos presentes no contexto da gestão da clínica. Por sua vez, os pontos de gargalos podem ser entendidos como aquelas demandas volumosas que prejudicam o andamento das atividades. Assim, trabalhar na organização da gestão de agendamentos é a melhor estratégia para otimizar o fluxo de trabalho, visto que esses elementos são pontos de gargalo.

Como um software médico pode auxiliar nessa otimização?

Através da tecnologia, é possível facilitar a gestão do agendamento de consultas utilizando como ferramenta o software médico da MDMED. Isso pode ser realizado através de algumas ferramentas que essa tecnologia oferece, dentre elas estão:

1.   Agendamento eletrônico organizado

O nosso software médico possui uma plataforma de agendamento muito intuitiva e de fácil operacionalização, deixando a rotina de trabalho da secretária descomplicada. Na nossa plataforma é possível  visualizar facilmente os horários de consulta disponíveis, através dos cards disponíveis na tela.

Nosso software é o sonho de toda secretária, pois além de visualizar os dias de marcação disponíveis, é possível filtrar por dia ou até por semana! Além disso, alterar as consultas também acontece de maneira simples, apenas arrastando os cards para o dia e horário solicitado.

Assim, ter em mãos um instrumento que organiza de maneira eficiente o agendamento de consultas é essencial para otimizar o fluxo de trabalho em seu consultório.

2.   Agendamento pelo próprio paciente

Outra ferramenta fantástica oferecida pelo nosso software é a possibilidade de agendamento online, em que o próprio paciente poderá marcar o horário da consulta. Assim, as demandas de marcação de consulta são otimizadas, uma vez que ela pode ser realizada pelo próprio paciente, facilitando mais ainda o trabalho da secretária.

Além disso, possibilitar que o próprio paciente marque a consulta não apenas otimiza o fluxo de trabalho, como  impacta no aumento de agendamentos.

3.   Confirmação de consulta eletrônica

Outra atribuição que demanda uma quantidade maior de tempo é a confirmação de consulta realizada pelas secretárias e atendentes dos consultórios e clínicas médicas. Essa é uma atividade bastante trabalhosa, que demanda muito tempo, já que é preciso ligar para todos os pacientes agendados para confirmar a consulta.

Pensando em otimizar isso, o nosso software médico possui uma funcionalidade fantástica que permite a confirmação da consulta de maneira eletrônica e de forma automatizada. Isso é possível, pois o software envia automaticamente um sms para o paciente, informando sobre o horário da consulta e solicitando a confirmação.

Com essa ferramenta em mãos, fica dispensada a necessidade de realizar a confirmação manualmente, otimizando o tempo e o fluxo de trabalho no seu consultório.

4.   Atualização da agenda em tempo real

Além de tudo, a atualização dos agendamentos em tempo real é outra ferramenta que vai auxiliar na otimização do fluxo de trabalho de seu consultório. Assim, a integração do sistema com a rede proporciona que vários agendamentos sejam realizados simultaneamente, promovendo mais organização e efetividade nas marcações.

Com mais essa funcionalidade, fica muito mais fácil otimizar os processos de trabalho de qualquer clínica ou consultório médico.

Otimize o fluxo de trabalho de sua clínica com o MDMED!

Deu para perceber a quantidade de funcionalidades que podem fazer com que os processos de trabalho sejam facilitados, né? Isso tudo é graças à amplitude de funções e ferramentas presentes no software médico da MDMED!

Por isso, não perca tempo e tome a melhor decisão para otimizar as demandas de seu consultório: adquira o software médico da MDMED. Vale lembrar que isso tudo é apenas um pouco de tudo que a plataforma pode oferecer de benefício para seu consultório.

Ficou curioso? Então não perca tempo e dê uma olhada nos conteúdos do nosso blog!

 

MAIS POSTS