O setor da saúde é bastante competitivo e exige muito dos seus profissionais. Dessa forma, para sobreviver nesse mercado, é preciso investir na experiência do paciente.
É preciso revisar os processos, além de saber como investir em uma boa gestão para proporcionar isso.
Afinal, ao investir na experiência você consegue alcançar amplas taxas de satisfação e de retorno dos clientes, além de gerar um modelo de marketing orgânico através de indicação, o que gera mais lucros ao seu negócio.
Não basta ser bem atendido uma vez, para fidelizar a experiência do cliente é preciso encantar os pacientes todas às vezes que ele tiver um contato com a sua clínica.
Dessa forma, esse tem sido um grande foco do setor de saúde contemporâneo, é sobre investir em toda a experiência que perpassa a jornada do cuidado, tudo que passa no processo do atendimento.
Afinal, cada dia que passa tem se formado pacientes ainda mais críticos, que vivem em busca de um bom atendimento. Aquele que seja o mais humanizado e personalizado possível.
Portanto, acompanhe esse artigo para aprender como investir nessa experiência e faturar cada vez mais.
Qual a importância de melhorar a experiência do paciente?
Primeiramente é preciso investir no mapeamento do seu público, estamos falando de estudar os seus clientes e compreender as suas necessidades para garantir a sua satisfação.
Essa precisa ser um exercício diário, melhorar a experiência da sua clínica precisa ser uma tarefa contínua.
Dessa forma, invista em treinamentos recorrentes para o seu time, em inovações tecnológicas, em um atendimento seguro e ágil, além de uma comunicação eficaz com o seu time.
Esse é o segredo para que os seus indicadores de satisfação sempre estejam lá em cima, afinal o paciente vai fazer parte de modo ativo do organismo do atendimento.
Todo esse processo vai te gerar lealdade e fidelidade, que no fim do mês será transformado em um aumento no seu faturamento.
Quais são os pilares da experiência do paciente?
Alguns pilares são essenciais quando o assunto é experiência do paciente, venha conhecer os principais e garantir o melhor ao seu cliente.
Infraestrutura
Esse setor é de extrema importância, primeiramente precisa ser pensado na perspectiva da acessibilidade ao atendimento.
É preciso pensar também em como funcionará o estacionamento, o design do interior do espaço, e zelar pela limpeza e organização.
Agilidade
Hoje em dia todo mundo anda com pressa, 24 horas se tornou pouco para um dia, o tempo de todo mundo está sempre escasso.
Dessa forma sua clínica precisa prezar pela agilidade do atendimento, além da sua eficiência, o cliente não pode sentir que está perdendo tempo.
A eficiência precisa ser movida de um modo humanizado, independente do público e da necessidade a ser atendida, todos desejam um tratamento só seu, especial.
Inovação
Inovar no setor da saúde tem gerado cada dia mais destaque, além de gerar uma maior facilidade acerca das opções de agendamentos, consultas telemédicas, e muito mais.
A tecnologia e a saúde vêm andando de mãos dadas. Além de gerar uma maior segurança acerca dos dados do paciente, ela possibilita uma redução absurda no tempo de atendimento.
Colaboração
O seu paciente só vai estar satisfeito se todos no espaço colaborarem, nesse sentido eu me refiro ao manobrista, recepcionista, auxiliar de limpeza, copeira, médica, técnica de enfermagem… Todos os colaboradores estiverem dispostos a fazer aquele espaço funcionar de modo humanizado e personalizado.
Todo mundo precisa está alinhado no mesmo objetivo de fidelizar o paciente por meio da experiência. Esse sentimento precisa perpassar toda a jornada do cuidado para garantir que aquele cliente tenha o melhor que a clínica pode oferecer.
Quais os benefícios de proporcionar uma boa experiência ao paciente?
Você só tem a ganhar quando proporciona a melhor experiência ao cliente possível, apenas a satisfação do seu paciente que irá fazer a sua clínica crescer. Essa é a melhor divulgação que você pode ter.
Basta que o paciente seja atendido de forma humaniza e se surpreenda com seu processo. É certo que nesse caso a avaliação sobre sua clínica será positiva, e gerará o marketing da indicação. De modo que o faturamento da sua clínica só vai crescer.
Gostou desse artigo? Confira mais no nosso blog MDMED!