Prontuário eletrônico personalizável: Organização e agilidade no atendimento médico

Prontuário eletrônico personalizável

O prontuário eletrônico é uma ferramenta que vem contribuindo bastante para aumentar a qualidade da medicina atualmente.

Através dele, é possível realizar diagnósticos e tratamentos com mais agilidade e precisão, garantindo assim, uma maior qualidade no atendimento medico da sua clínica.

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o que é o prontuário eletrônico, como funciona e quais os benefícios de contar com essa tecnologia para sua clínica médica.

E então, se interessou pelo conteúdo? Continue lendo nosso artigo e veja como garantir uma maior agilidade e organização no atendimento médico!

O que é o prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico é uma ferramenta digital que reúne todas as informações e históricos dos pacientes de uma clínica. Nela, é possível acessar todos os dados clínicos de saúde dos pacientes.

Com todos os dados reunidos em um só lugar, os profissionais têm uma maior facilidade para tomar decisões em relação aos tratamentos e procedimentos dos seus pacientes, garantindo assim, uma maior organização nos processos de atendimento.

Como funciona o prontuário médico?

O prontuário médico, segundo o Conselho Federa de Medicina, deve conter as seguintes informações:

  1. Identificação do paciente;
  2. Anamnese do paciente;
  3. Exame físico;
  4. Resultado de exames;
  5. Diagnóstico;
  6. Tratamento;
  7. Evolução.

O prontuário médico, além de permitir o acesso dos médicos e outros profissionais de saúde a informações precisas e atualizadas do paciente, também contribui para uma melhor comunicação entre os profissionais de saúde envolvidos no tratamento do paciente, permitindo, assim, uma abordagem mais integrada e segura.

Qual a importância do prontuário eletrônico?

Ele é uma ferramenta essencial para médicos e outros profissionais de saúde, visto que, permite o acesso rápido e seguro a estes profissionais as informações dos pacientes.

Com o uso dessa ferramenta, é possível obter uma visualização completa do histórico médico do paciente, facilitando assim, a tomada de decisão do profissional de saúde.

Quais são os benefícios de contar com o prontuário eletrônico para sua clínica médica?

Prontuário eletrônico
Foto: Canva Pro.

O prontuário eletrônico é uma ferramenta capaz de promover mudanças positivas não só nos atendimentos, mas também na gestão interna da clínica.

Confira agora quais são as principais vantagens de contar com essa tecnologia:

  1. Melhora o atendimento

O prontuário eletrônico garante uma maior organização e agilidade no atendimento. Dessa forma, o paciente será atendido de forma rápida e eficaz.

Além disso, com essa ferramenta, é possível buscar informações específicas de forma rápida e assim, qualquer problema poderá ser resolvido com rapidez e eficiência.

  1. Mais segurança para os pacientes e para clínica

Com essa ferramenta, todos os arquivos e dados são armazenados em uma nuvem. Dessa forma, essas informações só podem ser acessadas através de um login e senha.

Sendo assim, o prontuário garante uma maior segurança a essas informações, tanto em relação a sua integridade, quanto em relação a serem perdidas ou extraviadas.

  1. Acesso remoto ao prontuário

O profissional pode acessar o prontuário onde quer que esteja e a qualquer momento do dia. Além disso, também é possível acessá-lo simultaneamente em mais de um dispositivo.

Sendo assim, o atendimento pode ser otimizado, visto que, mais de um profissional vai estar envolvido na resolução.

  1. Elimina os erros de transcrição e legibilidade

Em prontuários feitos à mão, é muito comum encontrar erros de transcrição e dificuldades de comunicação.

Através do prontuário eletrônico, a comunicação fica mais clara e objetiva. Afinal, essa ferramenta elimina qualquer problema causado por letras difíceis de entender.

Dessa forma, sua equipe de profissionais ganha tempo e evita problemas relacionados a compra errada de algum medicamento ou com a dosagem dele.

  1. Prontuário personalizável

Cada especialidade médica possui suas próprias necessidades, por isso, é essencial que o prontuário eletrônico consiga ser personalizável – a fim de garantir as necessidades dos seus usuários. Por ser um recurso digital, essa personalização depende apenas de alguns cliques!

  1. Redução de custos

Ao adotar o prontuário eletrônico, sua empresa reduz o uso de papéis e outros materiais de escritório. Além disso, é possível otimizar o tempo dos profissionais de saúde, que não precisam procurar as informações em prontuários físicos.

  1. Maior precisão e qualidade das informações

O prontuário eletrônico permite que as informações sejam atualizadas em tempo real, garantindo assim, que os dados dos pacientes sejam precisos e estejam sempre atualizados.

Qual a importância do prontuário eletrônico?

Ele é uma ferramenta essencial para médicos e outros profissionais de saúde, visto que, permite o acesso rápido e seguro a estes profissionais as informações dos pacientes.

Com o uso dessa ferramenta, é possível obter uma visualização completa do histórico médico do paciente, facilitando assim, a tomada de decisão do profissional de saúde.

Conclusão sobre prontuário eletrônico

Agora que você já sabe o que é o prontuário eletrônico e qual a sua importância para a gestão de uma clínica, chegou a hora de escolher a melhor opção para você!

Faça um teste grátis do Software MDMED para garantir uma maior agilidade e organização no atendimento médico.

E então, o que achou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso site para mais conteúdos como esse!

 

MAIS POSTS

Verified by MonsterInsights