MDMED: Sistema para Clinicas/Software Médico/Sistema Médico

A importância do prontuário eletrônico na era digital da medicina: segurança, acessibilidade e compartilhamento de informações

prontuário eletrônico

A importância do prontuário eletrônico na era digital da medicina: segurança, acessibilidade e compartilhamento de informações

O prontuário eletrônico é uma ferramenta indispensável para o atual atendimento médico. Anteriormente, o mesmo documento era feito apenas por meio de anotações no papel e, atualmente, a tecnologia contribui significativamente no cumprimento das obrigações legais e também do sigilo profissional.

Vale ressaltar que, fazer o uso de um prontuário de papel pode proporcionar várias ineficiências para a rotina do seu consultório, e não é somente a lentidão e sequências repetitivas que prejudicam, mas sim problemas com a segurança de dados pessoais e dentre outros.

Sendo assim, com a evolução da internet e principalmente da computação em nuvem, softwares médicos foram criados com o interesse de elevar a qualidade dos sistemas que envolvam a medicina.

Com isso, dentre as variadas aplicações, o prontuário eletrônico da MDMED foi destacado pela grande aptidão em organizar as informações de modo bem estruturado, disponibilizando suporte e apoio com mais facilidade à tomada de decisão por parte do médico que envolve o paciente.

Então, essa tecnologia se transformou em ferramentas marcantes, não só para o registro e organizações dos dados, mas como principal meio para que médicos e pacientes consigam acessar tudo com mais velocidade, facilidade e segurança.

Quer saber mais sobre o prontuário eletrônico e a sua importância na era digital da medicina? Basta prosseguir com a leitura deste conteúdo!

Prontuário eletrônico: o que é?

De modo geral, o prontuário eletrônico ou prontuário digital como também é conhecido, corresponde a vários documentos provenientes de diferentes setores, como clínicas médicas e laboratórios, e possui como propósito registrar os cuidados médicos prestados ao paciente.

Possui, sendo assim, objetivo pessoal e interpessoal, atentando tanto ao paciente como aos profissionais de saúde.

Vale dizer, os dados encontrados neste tipo de documentação pertencem ao paciente, todavia, o seu armazenamento é de responsabilidade dos médicos, enfermeiros, gerentes ou até mesmo diretores encarregados por uma empresa de cuidados com a saúde humana.

Além disso, os profissionais de saúde são responsáveis pelo preenchimento total e sem erros do prontuário, contudo, o paciente possui direito a exigir que os dados pertencentes a ele sejam detalhados de modo adequado, caso entenda que a atitude seja necessária.

Um pouco da história do prontuário eletrônico

As primeiras versões de prontuários eletrônicos apareceram nos Estados Unidos a partir dos anos 60.

Com isso, naquela época, como o uso de computadores não era tão comum, os prontuários digitais começaram a ser introduzidos nos hospitais maiores que possuíam parcerias com universidades famosas. Então, a partir dos anos 80, a tecnologia na saúde foi crescendo cada vez mais.

Basicamente, no ano de 1991, o Institute of Medicine (órgão de estudos sobre a saúde norte-americana), trouxe uma medida de término dos registros de pacientes em folhas de papel com prazo máximo de 10 anos.

Já aqui no Brasil, a regulamentação do prontuário digital foi criada em 2002, quando o Conselho Federal de Medicina acertou os seus detalhes gerais na resolução 1638.

Benefícios ao utilizar um prontuário eletrônico?

Agora que você já sabe o que é e um pouco da história do prontuário eletrônico, a seguir, iremos abordar alguns benefícios ao utilizar essa ferramenta da MDMED dentro da sua clínica.

Vale lembrar, ajudamos médicos a cuidar de vidas desde 1998. Acompanhamos o avanço da Medicina e da Tecnologia e assim elaboramos o nosso, que é ideal e essencial para clínicas médicas.

Melhoramento na leitura

Como é algo bem comum, letras ilegíveis é um grande problema, principalmente quando envolve médicos ou outros profissionais de saúde. Desse modo, a troca de medicamento, dosagem e outros fatores podem causar sérias complicações ao paciente ou realizar um tratamento que não traga o efeito desejado.

Sendo assim, o prontuário eletrônico possibilita a fácil leitura das informações médicas assim como dos remédios receitados e da dosagem correta para o tratamento. E o melhor, os arquivos digitais podem ser acessados a qualquer momento através de um dispositivo.

Segurança de dados

Outra questão que merece reconhecimento no prontuário eletrônico é que a ferramenta permite a introdução de diversos dados dos pacientes referentes a exames laboratoriais ou clínicos.

Além disso, o programa também mostra o histórico clínico do paciente, alergias e os medicamentos aos qual o mesmo faz uso, isso tudo em um só lugar, o que facilita o acesso dessas informações.

Contudo, como essas informações são sigilosas, só é possível acessá-las através de login e senha. E nós da MDMED trabalhamos com bastante cautela quando envolve privacidade.

Acessibilidade

Na maioria das vezes os cuidados com a saúde precisam se prolongar após a consulta, não é mesmo? Além do mais, é bem comum os pacientes precisarem de uma nova receita ou até mesmo só querem esclarecer uma dúvida com o profissional que lhe atendeu.

Assim sendo, o prontuário eletrônico pode ser acessado de qualquer lugar, fora do horário do atendimento e através de diferentes meios como aplicativos ou navegador web, possibilitando que o médico acesse todos os dados sempre que precisar e consiga atender o paciente caso exista alguma emergência.

Compartilhamento de informações

Como citamos anteriormente, o prontuário eletrônico é carregado de vários dados do paciente em um único lugar.

Então, isso significa que, durante o atendimento, o médico pode possuir acesso a informações cedidas por enfermeiros, psicólogos, nutricionista, farmacêuticos e outros profissionais que trabalham com a saúde humana.

Portanto, o sistema em si propõe uma maior visão do quadro de saúde da pessoa o que irá garantir um atendimento médico de mais qualidade e um diagnóstico preciso e individual.

Conclusão

Como você pode observar, o prontuário eletrônico é uma ferramenta essencial para o dia a dia das questões que envolvem o consultório de medicina, o profissional e paciente.

Afinal de contas, ele aperfeiçoa a acessibilidade, segurança, compartilhamento de informações e muito mais. Esses benefícios aumentam, ainda mais, a produtividade dentro da clínica.

Então, se você está em busca por uma elevação profissional no desempenho do seu consultório? Fique por dentro de nossos planos e recursos e escolha o ideal para você e seu negócio!

Além do mais, não deixe de conferir esse e outros conteúdos com temas similares, basta acessar o nosso blog.

POSTAGENS SOBRE TÉCNOLOGIA E SAÚDE

Qual a relevância de manter os dados de um consultório bem guardados e como um sistema para clínica médica pode garantir isto?
Dicas para gestão de clínicas e consultórios

Segurança de dados no consultório: como um sistema para clínica médica protege informações?

A era digital trouxe inúmeras facilidades para a gestão de consultórios e clínicas médicas, permitindo um fluxo de trabalho mais dinâmico e acessível. No entanto, junto a esses benefícios, surgem também grandes responsabilidades, principalmente em relação à segurança de dados dos pacientes. Isso traz à tona a necessidade de se pensar em um bom sistema para clínica médica.  As informações coletadas durante as consultas, como histórico médico, diagnósticos e tratamentos, são extremamente sensíveis e precisam de proteção robusta para garantir

LEIA MAIS

Negligência médica: como um sistema médico pode ajudar a evitar erros involuntários?

A prática da medicina exige precisão, cuidado e atenção em cada etapa do atendimento ao paciente, aspectos que podem ser atendidos com um sistema médico. No entanto, com o aumento da carga de trabalho e das responsabilidades dos profissionais de saúde, é inevitável que erros involuntários ocorram em consultórios e clínicas médicas, principalmente os que não contam com um software.  Muitas vezes, esses erros não são consequência de falta de preparo ou descuido por parte dos médicos, mas sim do

LEIA MAIS
Doutor usando computador com sistema médico MDMED
Otimizar atendimento

Sistema de gestão clínica: conheça a melhor ferramenta do mercado

Sistema de gestão clínica, conheça 4 vantagens! Na era da tecnologia digital, a eficiência do <strong>sistema gestão clínica</strong> é fundamental para garantir um atendimento de qualidade e um funcionamento fluido dos estabelecimentos de saúde. Com o avanço das inovações tecnológicas, ferramentas especializadas como os softwares de gestão clínica tornaram-se indispensáveis. A MDMED, líder no desenvolvimento de software médico, oferece uma plataforma robusta que se destaca no mercado por suas funcionalidades abrangentes e de fácil utilização. Quer explorar como essa ferramenta

LEIA MAIS
Rolar para cima