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Atendimento remoto de qualidade: benefícios da telemedicina para pacientes e profissionais de saúde.

Telemedicina e vídeo consultas

Atendimento remoto de qualidade: benefícios da telemedicina para pacientes e profissionais de saúde.

Muito se tem ouvido falar sobre a telemedicina nos últimos tempos, não é mesmo?

O atendimento via vídeo consultas tem ganhado mais espaço, possuindo uma boa aceitação entre seus usuários.

A tecnologia permite que distâncias sejam encurtadas e a saúde ultrapasse as barreiras físicas graças a conexão online..

No artigo de hoje, trouxemos para você aqui os principais benefícios que podem ser notados tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde sobre essa prática.

Além disso, veja aqui como é possível ter qualidade no atendimento,  moldando um futuro na saúde repleto de cuidado e conveniência!

O que é a telemedicina?

Antes de entender os benefícios, é importante que você conheça precisamente sobre o conceito de telemedicina.

A telemedicina é uma forma de prestação de serviços médicos à distância, utilizando tecnologias de comunicação e informação.

Por meio desse método, profissionais de saúde e pacientes interagem remotamente, utilizando recursos como videoconferência e troca de mensagens no atendimento.

Muitas atividades podem ser realizadas durante uma consulta remota, como a obtenção de diagnósticos, orientações médicas, solicitação de prescrições e até mesmo realizar acompanhamento de tratamentos.

Isso tudo pode ser facilmente realizado sem que seja necessário um encontro físico para tal.

Essa abordagem é especialmente útil em situações em que o paciente está distante do médico, seja por questões geográficas, dificuldades de mobilidade ou falta de acesso a especialistas.

Benefícios da telemedicina para o paciente

Existe uma série de benefícios que podem ser desfrutados pelos pacientes que aderem aos atendimentos remotos.

Entre eles, podemos citar:

1.   Acesso à saúde

O atendimento remoto permite que os pacientes dos mais diversos locais possam ter acesso a serviços médicos mesmo em áreas remotas e carentes de profissionais de saúde.

É notório o quanto a telemedicina tem potencial para ampliar o acesso à saúde, especialmente em áreas rurais ou remotas e para pacientes com dificuldade de deslocamento, por exemplo.

Além disso, ela também pode contribuir para reduzir custos e tempo de deslocamento, melhorar a eficiência dos serviços médicos e permitir o monitoramento remoto de pacientes crônicos.

2.   Economia de tempo e custos

Com a telemedicina, os pacientes economizam tempo e dinheiro que seriam gastos em deslocamentos para consultas presenciais.

Como se sabe, muitos especialistas podem estar longe de onde o paciente mora, em outras cidades ou estados e, por meio da telemedicina, é possível ter acesso a eles por um custo muito menor.

3.   Maior conveniência

A telemedicina oferece maior flexibilidade em relação aos horários das consultas, permitindo que os pacientes marquem compromissos em momentos mais convenientes para eles, inclusive fora do horário comercial.

Isso é especialmente interessante para pessoas que possuem dificuldade para faltar ao trabalho ou que estejam em uma rotina extremamente corrida…

4.   Acesso a especialistas

Assim como citamos anteriormente, em muitos locais é difícil ter acesso a especialistas médicos.

Mas essa barreira pode ser enfrentada graças à telemedicina, que possibilita que os pacientes sejam atendidos por especialistas mesmo que não estejam fisicamente próximos a eles.

5.   Monitoramento contínuo de condições crônicas

Com a telemedicina, é possível realizar o monitoramento remoto de pacientes com condições crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas sem que eles precisem se deslocar o tempo inteiro para isso.

No conforto de casa, os pacientes podem enviar dados de saúde para seus médicos regularmente, permitindo um acompanhamento mais eficiente e intervenções oportunas.

Benefícios da telemedicina para o profissional da saúde

Telemedicina e vídeo consultas
Foto: Canva Pro.

Os benefícios são bastante evidentes para os profissionais de saúde também!

Vejamos aqui alguns deles:

1.   Maior alcance de pacientes

Por meio do atendimento remoto, os profissionais de saúde podem atender pacientes de diversas localidades, inclusive áreas rurais ou distantes.

Dessa forma, pode ser ampliado o alcance do profissional, consequentemente, aumentando a base de pacientes, permitindo uma prática mais abrangente.

2.   Flexibilidade de atendimento

A telemedicina oferece maior flexibilidade em relação aos horários de trabalho, permitindo que os médicos atendam pacientes em diferentes horários.

Inclusive, isso pode ser feito fora do horário comercial, se isso for conveniente e equilibrado para o profissional.

3.   Redução de custos operacionais

Essa prática também é capaz de reduzir os custos operacionais para as clínicas médicas e para os profissionais de saúde.

Afinal, não é necessário aluguel de espaço físico, equipamentos ou até mesmo gastar com deslocamentos.

4.   Melhor acompanhamento de pacientes

Através da telemedicina, os médicos podem monitorar remotamente o progresso de seus pacientes, especialmente aqueles com condições crônicas.

Dessa forma, é possível ter um acompanhamento mais frequente e contínuo, possibilitando intervenções precoces e ajustes no tratamento sempre que necessário.

5.   Facilita a geração de relatórios estatísticos

Poder documentar digitalmente todas as informações coletadas de cada paciente que consulta, possibilita um banco de dados útil tanto na geração de mais elementos de julgamento para a tomada de decisão quanto na formação contínua dos profissionais.

Como aplicar o atendimento remoto de qualidade na minha clínica?

Agora que você já viu como a telemedicina pode ser benéfica para os seus atendimentos, deve estar se perguntando como iniciar a sua jornada nesse modelo, não é mesmo?

Bem, o primeiro passo que você deve dar é escolher uma plataforma de telemedicina confiável.

Para isso,  pesquise e selecione uma plataforma de telemedicina segura e que seja compatível com as necessidades do seu atendimento.

Além disso, é importante que seja fornecido treinamento adequado para sua equipe médica e administrativa sobre como realizar o atendimento remoto de forma eficiente e profissional.

É muito importante certificar se eles estejam familiarizados com a plataforma de telemedicina para saber como utilizar corretamente.

Outro ponto  que faz toda diferença no atendimento remoto e que confere qualidade é a forma como o atendimento se dá.

Por isso, durante as consultas remotas, certifique-se de que a comunicação seja clara, empática e acolhedora.

Adaptar-se ao ambiente virtual requer uma comunicação mais clara e explícita para garantir que os pacientes compreendam as informações transmitidas.

Aqui, o ideal é que sejam desenvolvidas políticas e procedimentos claros para o atendimento remoto, incluindo protocolos de agendamento de consultas, coleta de informações dos pacientes, troca de dados médicos e prescrições.

Por fim, e não menos importante, é necessário avaliar regularmente a qualidade do atendimento, por meio de  feedback dos pacientes sobre sua experiência.

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