A tecnologia é algo que está inserido em praticamente todos os pilares de nossas vidas. Seja nas escolas, no trabalho, na faculdade, na hora de fazer compras e até mesmo na saúde. Assim, visto que o setor de saúde se encontra cada vez mais competitivo, é preciso que as empresas se adéquem cada vez mais as novas demandas e busquem inovar por meio de recursos tecnológicos. O uso de sistema de gestão de consultórios é um exemplo disso.
Ademais, com a variedade de clínicas médicas presentes no mercado, é normal que os pacientes se tornem cada vez mais exigentes em relação ao tratamento que recebem no estabelecimento. Portanto, é de suma importância voltar a atenção ao máximo para a melhoria da experiência dos clientes desde o momento em que chega até a sua saída da clínica.
Voltar investimentos para isso é fundamental para assegurar a fidelização e fazer com que a imagem da sua clínica médica cresça. Afinal, o melhor recurso para fazer propagandas positivas sobre um estabelecimento são os próprios clientes que frequentam.
Assim, é importante ter conhecimento de todas as etapas que envolvem o processo de atendimento, para entender como funcionam as interações e como elas influenciam na percepção daquele cliente sobre a clínica, desde o atendimento até o momento do diagnóstico.
Logo, a tecnologia pode ser um grande aliado nessa missão de melhorar a experiência do cliente, contribuindo na praticidade de agendamento de exames e maior agilidade na passagem prévia de orientações médicas, por exemplo.
Portanto, nossa equipe elaborou esse artigo para esclarecer como recursos tecnológicos pode influenciar positivamente em uma clínica. Confira a seguir.
Na simplificação de processos administrativos
No dia a dia os clientes já passam por várias situações estressantes, inclusive no momento de efetuar o agendamento ou cancelamento de uma consulta médica, por exemplo. Então, quanto mais a clínica simplificar os processos administrativos com o intuito de oferecer uma maior praticidade na vida do paciente, melhor.
No contexto atual, muitos estabelecimentos provedores de saúde falham ao não voltar investimentos no atendimento ao cliente, fazendo com que a sua experiência seja de péssima qualidade. Entre essas maiores falhas relatadas pela maioria dos pacientes estão atendimentos ruim, dificuldade para consultar informações e realizar pagamentos, entre outros.
Portanto, fica claro que os clientes desejam e merecem um atendimento que tenha um diferencial em relação ao que já recebem na maioria das clínicas. E é nessa parte que a tecnologia entra.
É possível usufruir dela investindo em aplicativos móveis para a clínica, em um sistema de gestão de consultórios adequado. Mediante software médico online que esclarece as informações e facilita a marcação de consultas, além de uma rede de call center automatizada no qual o paciente seja encaminhado automaticamente para o setor que deseja falar.
Garante uma assistência personalizada
Esperar horas para ser atendido, sem dúvidas, é uma das maiores críticas nos estabelecimentos de saúde, principalmente nos dias de grande movimento. Assim, é preciso buscar formas para otimizar esse tempo.
Logo, ao implantar o Wi-fi inteligente, todo esse processo pode ser agilizado, uma vez que, esse sistema fornece proatividade no cadastro, ou seja, a pessoa consegue se cadastrar sem precisar esperar a sua vez até poder ir à recepção.
Além disso, como consequência desse cadastro, o atendimento na triagem também é facilitado, visto que o acesso às informações daquele paciente já estão preenchidas, permitindo uma assistência personalizada.
Ademais, a conexão com o Wi-fi inteligente integrada aos sistemas de gestão da clínica, permite aos médicos e enfermeiros o acesso em tempo real e a qualquer momento aos prontuários eletrônicos do paciente.
Essa maior praticidade permite que o médico estabeleça o diagnóstico, formas de tratamento e indicações mais incisivas e de confiança.
Traz mais comodidade ao paciente
Uma das coisas que é muito importante na hora de oferecer o atendimento a um cliente é possibilitar que ele se sinta comodo e o mais confortável possível. Para isso, ele precisa está envolvido positivamente com o ambiente da clínica.
Desse modo, a tecnologia consegue auxiliar nessa missão, oferecendo recursos que ofereçam ao paciente a sensação de estar em casa. Isso é possível através da adoção de Smarts TVS e tablets na sala de espera, por exemplo.
Se for uma clínica de atendimento infantil, essa é uma ótima forma de entreter as crianças por mais tempo, deixando os pais mais confortáveis também. No caso dos adultos, através desses aparelhos eles conseguem ter acesso a matérias educacionais sobre atitudes que devem tomar pré ou pós algum exame, por exemplo.
Somado a isso, os pacientes também podem ter acesso as suas informações individuais de saúde por meio de aplicativos e acompanhar a sua evolução, caso esteja internado. Desse modo, a tecnologia consegue deixar o paciente mais próximo de seu tratamento, gerando impactos positivos em sua melhora, além de ser uma ótima forma de entreter durante a espera na clínica, gerando uma sensação de conforto.
Um sistema de gestão de consultórios facilita os feedbacks
Outra forma que a tecnologia pode melhorar a experiência dos pacientes, é justamente no final dela, tendo a possibilidade relatar como foi a sua jornada na clínica, o que mais gostou, pontos positivos e se teve algum negativo.
Essa etapa é sem dúvidas uma das mais importantes porque somente com o retorno dos pacientes que a gestão do estabelecimento de saúde consegue saber se estão no caminho certo com seus investimentos.
Ademais é possível identificar quais pontos precisam avançar para conseguir melhorar ainda mais a experiência, além de possibilitar uma avaliação de desempenho mais precisa.
Assim, é importante que a clínica ofereça um espaço para o paciente dar um feedback de como foi cada etapa do processo de modo a ter uma conclusão mais detalhada. Todavia, esse feito, apesar de ter o objetivo de buscar detalhes, não precisa ser algo que demande muito tempo da pessoa e nem ser nada cansativo.
Afinal, a meta é que os clientes se sintam motivamos a dar esse retorno, visto que, não é nada obrigatório, mas, ao mesmo tempo, a empresa precisa. Portanto, o recomendado é que essa etapa do atendimento seja feito por meio de algum aplicativo enquanto o paciente ainda está na clínica esperando para pegar os resultados de um exame, por exemplo.
Além disso, a clínica também pode oferecer um café ou cappuccino caso o cliente aceite participar desse processo como uma forma de estímulo.
Após todas essas informações, conseguiu entender como é importante voltar investimentos para a melhoria da experiência do cliente? Para mais informações não deixe de conhecer nossos recursos em MdMed.