Um dilema comum aos médicos que trabalham em um negócio próprio é como fazer a gestão financeira da clínica da forma correta. Por não ter tanta experiência na área administrativa, acaba sendo um desafio cuidar da parte comercial e ao mesmo tempo fornecer atendimentos de qualidade aos pacientes.
Por isso, no artigo de hoje trouxemos algumas dicas que irão ajudar a otimizar o processo de gestão e ainda garantir que você esteja oferecendo o melhor serviço de saúde.
O que é preciso para fazer a gestão financeira da clínica com eficiência?
Qual a melhor forma de realizar a gestão financeira da clínica? Quais os principais pontos que o profissional da saúde deve ter atenção para manter o faturamento estável, ou melhor: aumentar o lucro mensal e a qualidade de atendimento?
Veja as dicas a seguir do que você pode fazer:
Definir metas e objetivos
Traçar metas e objetivos é o básico para qualquer tipo de empreendimento. Porém, você sabe como definir essas metas para a gestão financeira da clínica? Os consultórios precisam estabelecer esses números. Para isso é importante que:
- a clínica faça projeções de lucro para os próximos meses;
- estipule quantos pacientes quer atender no dia, semana e mês;
- calcular com base em dados de meses anteriores, horários disponíveis no mês atual e consultas marcadas até o momento;
- crie uma meta de taxa de crescimento — em quantos % a sua clínica deve crescer daqui a um determinado período (exemplo: 1 ano)?
Esses passos são muito importantes para planejar como concluir os objetivos.
Controlar o fluxo de caixa
O controle do fluxo de caixa deve ser feito com muita atenção e de maneira estratégica. Dessa forma, é possível entender quando a clínica médica está dando lucro ou prejuízo. Para isso, classifique todas as receitas e despesas em relatórios que mostrem todos os valores recebidos e gastos, referentes tanto aos atendimentos particulares como os de convênios.
Isso vai te ajudar a entender em quais meses a gestão financeira da clínica ficou no vermelho e porquê. Além disso, ficará mais fácil mapear todos os gastos da clínica, desde aqueles referentes a equipamentos, estoque de medicamentos, EPIs, etc. Dessa forma, o gestor consegue entender quais despesas podem ser dispensáveis, e assim, diminuir os custos.
“Mas como fazer tudo isso? Por meio de planilhas? Vou precisar anotar tudo o tempo todo e atualizar manualmente?”
Felizmente, a tecnologia da informação na saúde proporciona que todos esses processos sejam realizados de maneira automatizada por softwares de gestão médica. O MDMED Web, por exemplo, faz registros e gera relatórios automaticamente para a sua clínica.
Faça um teste grátis do sistema da MDMED e confira como ele pode ajudar na gestão financeira da sua clínica!