A teleconsulta é uma modalidade de atendimento médico que tem se tornado cada vez mais relevante.
Embora tenha sido viabilizada e popularizada durante os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19 no Brasil, em que o distanciamento social era norma para tentar conter a disseminação do vírus, a telemedicina já dá sinais de que veio para ficar.
Alguns motivos que explicam a adesão de cada vez mais clínicas, consultórios e até mesmo pacientes a essa forma de consulta são a facilidade e agilidade no atendimento, que pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar.
Assim, mesmo aquelas pessoas que têm a rotina mais corrida e atribulada podem reservar um tempinho para cuidar da saúde, tudo isso sem precisar sair de casa ou do local de trabalho.
Por essa razão, diversos estabelecimentos médicos têm oferecido consultas online para seus pacientes e, para que o atendimento tenha tanta qualidade quanto o presencial, é necessário ter alguns cuidados.
Pensando nisso, separamos uma lista de boas práticas para teleconsulta, para que sua clínica ou consultório possa se preparar da melhor maneira e, assim, prestar um excelente serviço.
Confira as principais recomendações a seguir:
Ambiente e equipamentos
Para que a consulta médica online ocorra sem interferências, é altamente recomendável que o ambiente no qual o profissional da saúde esteja seja preparado previamente a fim de evitar problemas e distrações que comprometam o atendimento.
É importante contar com um equipamento – computador, câmera e conexão com a internet, principalmente – adequado, para evitar ao máximo que problemas técnicos aconteçam em meio a consulta.
Além disso, se o profissional não estiver presente no consultório, é importante se posicionar em um ambiente agradável e acolhedor, sem elementos visuais ou sonoros que atrapalhem a concentração tanto do médico quanto do paciente.
Atendimento atencioso e humanizado
O atendimento à distância pede um cuidado redobrado para que a qualidade seja a mesma de uma consulta presencial.
Por isso, ao realizar a teleconsulta, preste o atendimento mais humanizado possível, com perguntas que, além de ajudar a identificar o diagnóstico e quadro clínico, aumentem a confiança depositada na relação entre médico e paciente.
Além disso, procure sempre ser o mais cuidadoso e gentil possível, visando sempre estabelecer uma comunicação que não deixe margem para erros, dúvidas ou mal entendidos que possam ter impacto negativo tanto no atendimento, quanto no processo de tratamento do paciente.
Ainda com relação ao atendimento, vale a pena investir no pós consulta, que tem como objetivo checar a satisfação do cliente com o serviço prestado e até mesmo incentivá-lo a marcar um retorno ou uma nova consulta.
Prontuário e outros dados relevantes
Um profissional de saúde pode chegar a atender dezenas de pacientes por semana, cada um com uma especificidade e necessidades diferentes.
Com isso, é praticamente impossível lembrar de todos eles e prestar um atendimento personalizado sem uma ferramenta adequada para coletar e organizar todos esses dados.
Para não correr o risco de confundir pacientes, errar no tratamento ou indicar um remédio que já se provou ineficaz para aquela situação, é importante ter acesso rápido e seguro ao prontuário e ao histórico do paciente, pois é nesses documentos que se encontra esse tipo de informação.
Aqui a recomendação é contar com um software médico de qualidade, que funcione por meio da tecnologia de armazenamento na nuvem.
Esse tipo de programa pode ser acessado à distância, o que permite aos profissionais da saúde terem acesso a dados importantes de cada atendimento com apenas alguns clicks.
Além do mais, sistemas de gestão de clínicas médicas eficientes viabilizam as boas práticas citadas acima, oferecendo plataforma para atendimento remoto, agendamento online, envio de prescrição por SMS e outras funcionalidades indispensáveis para o exercício da telemedicina.
Conheça o sistema médico da MDMED
Um excelente exemplo de programa para clínicas e consultórios é o sistema médico da MDMED, que conta com mais de 40 funções que aprimoram o atendimento online e também o presencial.
Nosso programa permite, por exemplo, realizar buscas no histórico, emitir relatórios sobre os atendimentos realizados, incluir emendas e observações nos prontuários de pacientes, enviar documentos médicos por mensagem de texto e muito mais!
Além disso, o sistema conta com o padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) integrado, bem como ASO para medicina do trabalho, busca por CID e padrão NCHS para pediatras.
Quem opta por aderir ao programa da MDMED também pode viabilizar ações em outros setores além do consultório médico, uma vez que o software oferece funcionalidades administrativas, como controle de fluxo de caixa e repasses financeiros.
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