Quer saber como otimizar o tempo na sua clínica para oferecer um melhor o atendimento, conquistar ainda mais clientes e aprimorar os seus serviços? Continue lendo o artigo para saber mais!
Como otimizar o tempo e ter maior produtividade
Aplicar pequenas diferenças a algumas práticas do dia a dia podem surtir efeitos muito produtivos na gestão do consultório. Veja a seguir algumas formas de como otimizar o tempo na sua clínica:
Agendamento online
Uma das principais formas de otimizar o tempo é com o agendamento online. Com esse recurso, o médico, a recepcionista ou até o próprio paciente pode marcar suas consultas sem precisar ir fisicamente até a clínica ou ligar e gastar tempo no telefone.
Com isso, os profissionais da recepção podem dar atenção total aos pacientes que estão na sala de espera ou utilizar o tempo para otimizar outros processos.
Defina a duração média de cada atendimento
O ideal é que sua clínica saiba quanto tempo leva para realizar os diferentes tipos de atendimento. É mais comum, por exemplo, que os primeiros atendimentos tenham uma duração maior do que uma consulta de retorno.
Portanto, ter noção disso ajuda a otimizar o tempo, pois a recepcionista e o médico vão saber uma média de todos os horários. Assim, a fila de espera na recepção diminui e reduz também o desconforto ou irritação dos pacientes.
No entanto, estipular um tempo para cada consulta não significa deixar de prestar atenção no cliente e comprometer a qualidade do atendimento. Ouça tudo o que paciente tem a dizer, mas seja objetivo e conciso. Afinal, há outras pessoas que também serão atendidas.
Atribua funções para toda a equipe
Para gerir e otimizar o tempo na clínica, a liderança precisa delegar as tarefas e evitar que as funções fiquem concentradas em uma pessoa só. Dessa forma, o médico pode focar em atender os pacientes, sem se preocupar de ao mesmo tempo ter que lidar com o financeiro, agendar outras consultas, etc.
Utilize ferramentas de gestão de tempo
Com os softwares médicos, as clínicas conseguem otimizar o tempo com o controle de agenda, organização de pagamentos de despesas, agilizar confirmação de consultas, centralizar informações essenciais, melhorando a produtividade.
Os tempo que você economiza por dia por não precisar anotar em papel, ligar pra clientes, procurar em fichas, etc, no fim do mês será equivalente a uma otimização de tempo muito grande. A sua clínica pode ganhar o dobro ou o triplo de horas e poderá investir em outros/mais pacientes, melhorando os resultados.
Gostou de saber como otimizar o tempo na rotina da sua clínica? Para saber mais, leia os conteúdos do blog da MDMED e veja as melhores formas de gerenciamento na área da saúde!