A rotina de um estabelecimento de saúde requer diversas demandas, incluindo processos que podem demandar uma grande quantidade de funcionários. Para otimizar esses processos e melhorar o fluxo de trabalho é importante garantir uma boa gestão clínica do estabelecimento.
Com o avanço da tecnologia a gestão de clínicas e consultórios médicos tornou-se algo menos burocrático. Ao utilizar ferramentas como um software médico é possível desburocratizar e automatizar processos, contribuindo para uma melhor eficiência da gestão clínica.
Dessa forma, nos dias atuais, a incorporação do software médico tornou-se necessária para garantir o pleno funcionamento de consultórios e clínicas. Quer entender melhor como essa plataforma pode auxiliar a gestão clínica? Então não deixe de conferir a matéria a seguir!
O que é gestão clínica?
Antes de tudo, é importante destacar o que é uma gestão clínica, e quais atributos as constituem. A gestão clínica pode ser entendida como o conjunto de processos relacionados à organização e planejamento de clínicas e consultórios médicos.
Sendo assim, uma gestão clínica é responsável por organizar e otimizar o fluxo de trabalho vivenciados na rotina de consultórios médicos. Por isso, deve-se caprichar na administração e otimização de processos repetitivos, como, por exemplo, a marcação e confirmação de consultas.
Entretanto, vale ressaltar que gerenciar uma clínica médica não é uma tarefa simples, e isso deve ser um motivo evidente: os centros de saúde lidam diariamente com uma alta demanda de solicitações e pacientes. Essas demandas, combinadas aos processos internos da instituição, resultam em uma base de informações extensa e complexa.
Como otimizar a gestão clínica?
Para aprimorar a gestão clínica é preciso organizar o fluxo de trabalho, e portanto, em primeiro lugar é preciso identificar os pontos de gargalo no âmbito da gestão da clínica.
Por definição, os pontos de gargalo referem-se às demandas volumosas que prejudicam a eficiência das atividades. Nesse sentido, os esforços concentrados na organização da gestão de agendamentos emergem como uma estratégia mais eficaz para melhorar o fluxo de trabalho, uma vez que esses elementos específicos são pontos críticos de gargalo.
Veja como o software médico pode auxiliar na gestão clínica
Uma das estratégias mais eficazes para otimizar a gestão clínica é a utilização de ferramentas de gestão, como os softwares médicos. O software médico da MDMED oferece uma série de recursos que facilitam muito a rotina das clínicas médicas, melhorando a gestão desses estabelecimentos.
Quer saber como essa ferramenta pode te ajudar? Então confira a seguir algumas funcionalidades do software médico da MDMED :
Sistema de agendamento de consultas
A plataforma da MDMED apresenta um sistema de agendamento de consultas intuitivo, simplificando as atividades administrativas de recepção. Por meio dessa interface, os horários disponíveis são exibidos de maneira clara na tela, possibilitando ajustes com apenas alguns cliques.
Além de agilizar o processo de agendamento, essa ferramenta eficiente fornece aos pacientes a liberdade de reservar consultas de acordo com sua conveniência, graças ao agendamento online disponível nesses sistemas.
Além disso, os pacientes podem receber confirmações de consultas por meio de SMS, simplificando o procedimento para as secretarias. Dessa forma, essa ferramenta não apenas melhora a experiência do paciente, mas também alivia a carga de trabalho da equipe administrativa, otimizando a eficácia operacional do consultório.
Módulo de gestão financeira avançada
O software médico inclui um módulo de gestão financeira avançada, uma ferramenta muito útil para a gestão financeira das clínicas e consultórios médicos. Por meio dessa ferramenta, é viável monitorar o fluxo de caixa, elaborar orçamentos de maneira automatizada e realizar repasses de forma integrada.
Desta forma, a plataforma administra os pagamentos pendentes e as cobranças, fornece informações atualizadas ao administrador, que podem ser registradas imediatamente.
Possibilidade de consultas remotas
O sistema médico inclui como funcionalidade o prontuário eletrônico, permitindo que os dados do paciente sejam acessados por um profissional autorizado em qualquer lugar. Assim, com a utilização da plataforma é possível realizar o atendimento médico através de teleconsultas, uma tendência crescente no Brasil.
Mas como isso pode auxiliar a gestão clínica? Diversos processos são associados ao atendimento presencial, e quanto maior o fluxo de pacientes mais complexa será essa administração.
Assim, ao incluir a possibilidade do modelo de consultas remotas é possível reduzir a quantidade de pacientes que precisam ir presencialmente. Com isso é possível otimizar a gestão clínica, além de ampliar a rede de clientes atendidos pelo consultório.
Otimize a gestão clínica com MDMED!
Adotado por diversos consultórios e clínicas médicas em todo o país, o inovador sistema de saúde desenvolvido pela MDMED destaca-se como a principal solução tecnológica disponível no mercado.
Com uma história consolidada que ultrapassa duas décadas, oferecemos opções de pacotes e funcionalidades especialmente projetadas para atender às necessidades específicas de seu estabelecimento de saúde.
Nossos planos englobam uma ampla variedade de recursos, proporcionando uma otimização eficaz da rotina do seu consultório médico. Para isso, o pacote completo oferece ao seu estabelecimento todas as funcionalidades disponíveis na plataforma.
Contudo, para atender às diversas demandas, oferecemos também pacotes mais acessíveis. Mesmo com um investimento mais econômico, os planos mais básicos mantêm a excelência do nosso software, adaptando-se a diferentes realidades com funcionalidades igualmente eficientes.
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