A tecnologia vem avançando diariamente com uma absurda crescente nos mais variados setores, o campo da saúde comporta essas inovações. Nessa perspectiva, os chatbots vêm sendo uma inovação em especial, que vem servindo para o campo de atendimento.
A automatização de sistemas de comunicação impulsionado pela inteligência artificial está bastante em alta e pode auxiliar o processo entre pacientes, profissionais e clínicas.
Quando esse acesso é realizado de modo eficiente e rápido, algumas informações podem facilitar a agilidade de um diagnóstico inicial de um paciente, além de ser um excelente espaço par fornecer orientações e suporte emocional, personalizando cada vez mais o atendimento.
Dessa forma, os chatbots, vem se formando como uma ferramenta essencial na vida de uma clínica de sucesso.
Acesso rápido e eficiente a informações médicas com chatbots
O principal benefício do uso de chatbot na área da saúde é a possibilidade de fornecer a um paciente um rápido acesso as suas informações médicas relevantes.
Um chatbot bem desenvolvido para usuários podem gerar respostas imediatas e tirar dúvidas relevantes sobre o tratamento ou referente a algum sintoma específico. Podendo ser um artifício extremamente valioso em uma emergência.
Um chatbot carrega o diferencial de possuir uma disponibilidade eterna, no caso 24 horas por dia e 7 dias na semana, o que permite que os pacientes obtenham resposta fora do horário de trabalho convencional, que eles tenham um canal para qualquer momento.
Essa prática eleva bastante o grau de satisfação do cliente, e evita visitas desnecessárias ao consultório.
Além disso, uma outra contribuição positiva do chatbot ao mercado é a disponibilização das informações sempre atualizadas. Através de algoritmos fornecidos com dados médicos confiáveis.
Diagnóstico inicial e triagem de sintomas
No momento da triagem, os chatbots também vem aparecendo como uma ferramenta útil de diagnóstico inicial a partir dos sintomas relatados pelo paciente.
Funciona da seguinte forma: o paciente responde a perguntas especificas e um algoritmo bem desenvolvido avalia os sintomas relatados e fornecem uma avaliação preliminar a partir desses possíveis sintomas.
Essa funcionalidade pode ajudar as áreas que estão com escassez de profissionais, mas possuem muitas demandas e necessitam de uma triagem rápida.
O chatbot agiliza o fluxo e consegue segregar os pacientes a partir da urgência, garantindo o melhor tratamento.
Contudo, vale ressaltar que o diagnóstico do chatbot jamais irá substituir uma avaliação médica, ele é apenas uma ferramenta que complementa e agiliza o processo. Na hora de tomar decisões é preciso de um profissional adequado.
Orientações de autocuidado e prevenção de doenças
Os chatbots podem desempenhar o importante papel de fornecer orientações e autocuidado no caso de prevenção de doenças, esses conselhos personalizados faram toda a diferença na sua fidelização com paciente.
Todo o atendimento é personalizado com base no histórico médico e nos problemas relatados pelo paciente, além dos riscos individuais.
Esses conselhos ou orientações podem variar desde recomendação de remédios leves, ou até o repouso, hidratação adequada, chegando até a mudança de estilo de vida.
Essa dinâmica permite que os pacientes colham informações que os oriente a serem mais proativos com a saúde e bem-estar, além de prevenir complicações graves que exige um médico.
Redução do tempo de espera e agendamento de consultas
O funcionamento de um chatbot no atendimento vai além de uma simples interação com o paciente. Esse sistema é responsável por auxiliar toda a gestão de fluxos internos, podendo ser implementado como um grande facilitador, em que pode gerar numa redução do tempo de espera de um paciente.
No momento que integrado com o sistema de agendamento vigente, o chatbot permite que todos os pacientes disponibilizem suas consultas, podendo reagendar ou até mesmo cancelá-las.
Além de otimizar o tempo do paciente e do profissional de saúde, essa tecnologia reduz a possibilidade de compromissos interrompidos, gerando a liberação de horário para outros pacientes.
Outra funcionalidade, é fornecer informações em tempo real, para todo o status da clínica, a exemplo do tempo de espera estimado, facilitando a comunicação entre paciente e clínica.
Esse tipo de experiência pode levar a sua clínica para outro patamar.
Esse artigo te ajudou? Confira nosso blog MDMED!