O que é preciso para ter uma clínica de sucesso? Receber muitos pacientes, ter um consultório moderno e bem equipado e investir em marketing? Esses pontos também são importantes, mas a verdade é que precisamos analisar de forma mais profunda o que realmente é necessário para alcançar esse objetivo.
Afinal, do que adiantaria, por exemplo, ter uma enorme quantidade de pacientes se a capacidade de atendimento da clínica não conseguisse suprir a todos? A maioria ficaria um bom tempo esperando pelo atendimento e isso prejudicaria a experiência do paciente.
Veja a seguir quais são os pilares para ter uma clínica de excelência.
Características de uma clínica de sucesso
O primeiro passo para melhorar e ter uma clínica de sucesso é garantir a qualidade do atendimento ao paciente. Mas como fazer isso?
Confira abaixo quais pontos você deve se atentar:
Experiência do paciente
O atendimento vai muito além do momento da consulta, em que a pessoa entra na sala do médico, descreve o que está sentindo e o profissional dá o diagnóstico. Na verdade, em uma clínica de sucesso, tudo começa bem antes, quando o indivíduo decide procurar por um médico.
Para garantir que o paciente tenha uma experiência positiva, pense em quais diferenciais a sua clínica pode oferecer desde o momento de busca.
Ou seja, o seu consultório tem informações de contato de fácil acesso? As pessoas podem falar com a sua equipe diretamente por WhatsApp? A clínica possui algum sistema de agendamento digital?
Todas essas facilidades já ajudariam o paciente a ter mais autonomia e respostas sem precisar sair de casa ou ligar para o consultório. Dessa forma, a própria clínica também “sairia ganhando”, pois a recepção do consultório gastaria menos tempo com telefonemas e agendamentos.
Capacitação da equipe
Outro aspecto fundamental para uma clínica de sucesso é o treinamento da equipe. Obviamente, os médicos são devidamente preparados e capacitados para desempenhar suas funções e fazer os diagnósticos. Porém, toda clínica de sucesso precisa especializar constantemente sua equipe e assegurar que todos saibam lidar com o público da melhor maneira.
Por exemplo, em uma clínica que atende principalmente o público infantil, é necessário que a equipe saiba lidar com crianças, que o ambiente seja agradável para elas e não intimidador. Afinal, muitas podem ter medo de ir ao médico.
Por outro lado, se o consultório atende mais os idosos, é essencial se preparar tanto na forma da comunicação quanto na estrutura do ambiente, para ser confortável e seguro para essas pessoas, inclusive rampas e elevadores para permitir a acessibilidade de todos.
Essa personalização é muito importante ao lidar com a vida das pessoas, pois demonstra profissionalismo e também cuidado.
Um outro exemplo disso, são os médicos que adaptam receitas para pacientes analfabetos. A empatia e o atendimento humanizado fazem toda a diferença!
Além de melhorar a qualidade do atendimento, descubra a importância de trabalhar com um software para clínicas médicas e as vantagens de implementar essa ferramenta para obter ainda mais sucesso!