De modo geral, a tecnologia vem preenchendo vários espaços na sociedade, e a saúde não é uma exceção. É cada vez mais comum, que os profissionais de medicina contam com meios digitais, como, por exemplo, o software médico para automação de tarefas.
Dessa forma, essa ferramenta entrega inúmeras funcionalidades e benefícios para consultórios e clínicas, como a elevação na produtividade, diminuição de custos, redução de erros e muito mais, que consequentemente estende o alcance e a qualidade do serviço.
Portanto, através deste artigo, iremos mostrar as características principais dessa tecnologia, suas vantagens e dentre outras questões. Confira a seguir!
Software médico: o que é?
Condicionado a promover as exigências exclusivas de intermediações médicas, o software médico funciona com o objetivo de melhorar fluxos de trabalho e aumentar a produtividade com seus recursos personalizados.
Até então, encontram-se inúmeros sistemas, desde o agendamento de consultas até o gerenciamento completo da clínica.
Vale ressaltar que, esses aparelhos não somente mantêm a clínica organizada, mas também entregam um entendimento abrangente de sua operação. Isto é, bem útil para realizar a gestão financeira, envolvendo fluxo de caixa, procedimentos geradores de receitas e dentre outros.
Diante disso, todos os dados dos pacientes são guardados com bastante segurança no banco de dados do sistema médico, incluindo as informações vitais referente ao histórico de doenças, resultados de exames, etc.
Além disso, a clínica tem total obrigação de atestar que as questões de confidencialidade dos pacientes sejam asseguradas e, por isso, toma todas as medidas essenciais para permanecer nos mais elevados níveis de segurança e privacidade.
Importância do software médico para o dia a dia da clínica
Como citamos no tópico anterior, o software médico é um mecanismo de extrema importância para a gestão de consultórios e clínicas.
Através dele, é possível automatizar os passos, organizar os dados, melhorar o atendimento ao público e elevar a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais.
Desse modo, a plataforma propicia a integração com outros sistemas, como agenda online, faturamento, telemedicina, emissão de receitas e atestados, prontuários eletrônicos e muitos outros.
Então, com um software médico, seu negócio consegue diminuir os custos, aumentar a produtividade, reduzir erros e afirmar a segurança de todos os dados.
Por isso, mostra ser um tipo de investimento que carrega benefícios tanto para a clínica e seus profissionais, quanto para os pacientes.
Para esclarecer um pouco mais sobre a automação na medicina, a seguir, iremos mostrar alguns benefícios, veja:
No gerenciamento de prontuários
Basicamente, a gestão de prontuários é uma ação de grande significância na clínica médica, e fazendo o uso da automação, ela se transforma em algo mais eficiente.
Assim, o software médico pode organizar de modo lógico, seguro e de fácil acesso todos os dados dos pacientes. Como também, reduzir a chance de erros de preenchimento, mostrando inconsistências e sinalizando o profissional.
Automação de tarefas na marcação de consultas médicas
Após se passado a fase de prontuários, é necessário realizar a marcação de consulta. Então, a automação também está contribuindo significativamente nesse processo.
Através do agendamento online e da utilização de chatbots, por exemplo, é muito capaz de otimizar esse processo. Com isso, os profissionais da recepção ficam encarregados de um contato mais humanizado com os pacientes que estão dentro da clínica.
Portanto, com a automação dos sistemas, se consegue efetuar os agendamentos, remarcá-los, enviar notificações e até mesmo cancelar consultas sem precisar da intervenção do funcionário, o que aumenta a produtividade da clínica.
Além disso, outro ponto bem importante é a redução do tempo de espera das pessoas interessadas em contratar os serviços da clínica. Contribuindo com o nível positivo de satisfação e consequentemente diminuindo o número de cancelamentos.
Automação de tarefas na triagem dos pacientes
A triagem é uma etapa essencial em qualquer área da medicina, principalmente em casos de emergência, onde delimitar a prioridade e a gravidade de cada pessoa pode salvar vidas.
Com isso, a automação desse processo tem grande relevância, tornando-o mais preciso e eficiente. Com a contribuição dessa tecnologia, é possível:
- Classificar os riscos dos pacientes;
- Elevar a satisfação do paciente; e
- Melhorar a segurança e humanização do atendimento.
Prescrição de medicamentos
No geral, a prescrição de medicamentos é um âmbito que se beneficia consideravelmente da automação na medicina.
Então, quando se utiliza tecnologia nessa tarefa, possibilita que os profissionais de saúde consigam prescrever medicamentos de modo mais preciso, reduzindo os erros comuns na elaboração das receitas, como rasuras ou até mesmo letras ilegíveis, por exemplo.
Ademais, esse mecanismo pode sugerir outras possibilidades com a mesma ideia ativa de modo automatizado, ajudando na seleção do tratamento mais adequado para cada pessoa.
Conclusão sobre o benefício da automação de tarefas
Em razão do avanço da medicina, a automação tem se mostrado um mecanismo essencial para consultórios médicos e seus profissionais, visando a melhora de todos.
Ao utilizar a automação de tarefas, os médicos conseguem otimizar seus processos, aumentar a produtividade, reduzir erros e oferecer um cuidado mais particular e eficiente.
Com a adoção do Software Médico da MDMED, a sua clínica pode diminuir significativamente a carga administrativa, possibilitando que todos os profissionais (incluindo você), concentrem mais tempo no atendimento aos pacientes.