A gestão financeira é um dos setores mais importantes de dentro de uma clínica ou consultório e atrelar isso à tecnologia pode facilitar muito as rotinas do financeiro. O faturamento médico eletrônico surge como uma ótima opção para isso.
Afinal de contas, sem um controle correto das finanças, fica mais complicado proporcionar a saúde financeira do negócio e fazer investimentos para elevar a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes.
Nessa questão, é interessante que os gestores de clínicas estejam sempre em estado de atenção a diversos cuidados e procedimentos com o objetivo melhorar a gestão financeira da instituição.
Isso ocorre desde a organização das contas que precisarão pagar e as que ainda vai receber, até o planejamento estratégico para um ponto mais adiante.
Sendo assim, a gestão financeira é um fator de extrema relevância para o sucesso e bom funcionamento da clínica.
Confira a seguir!
Gestão financeira: o que é?
Antes de procurar por ferramentas para melhorar a clínica, precisamos dominar, primeiramente, o que é gestão financeira.
Na maioria dos casos, os gestores não possuem um bom desempenho na gestão exatamente por não dominar o assunto e o que é necessário para mantê-la em evolução dentro da empresa.
De modo geral, a gestão financeira é a junção de processos que possibilitam que a clínica planeje, controle e analise as suas questões financeiras. Isto corresponde aos meios e ações que a companhia toma para preservar a boa saúde de todo o dinheiro do estabelecimento.
Afinal, o intuito de toda clínica médica, assim como outras empresas, é crescer e, através disso, ganhar mais dinheiro. No entanto, todo esse projeto pode ir por água abaixo quando não se faz o uso de uma boa gestão financeira (ou quando ela não existe).
Diante disso, gerir a parte financeira da forma correta atinge todos os setores da clínica, já que tudo, direta ou indiretamente, possui dinheiro envolvido.
E com isso, é de responsabilidade dos gestores financeiros identificar partes que precisam de melhoria e trazer diferenças viáveis para não influenciar as finanças, bem como os processos internos, dois caminhos que também estão ligados.
Olhando assim, parece ser até algo simples, mas gerir finanças não é uma missão tão fácil, ao contrário: é bastante delicado e requer expertise para que os resultados lá frente sejam positivos e satisfatórios.
Benefícios de fazer a gestão financeira na clínica com uso do através do faturamento médico eletrônico
Otimizar a gestão financeira da sua clínica é uma escolha que é capaz de proporcionar vários benefícios diários do seu negócio. Nós da MDMED trouxemos dos quais achamos principais, veja:
Os gastos de sua clínica ficam em um único lugar
Na maioria dos casos, para possuir uma boa gestão financeira, é necessário contar com um software médico de gestão que agrupe todos os dados da empresa.
Assim sendo, fica muito mais prático para o gestor notar as informações sobre os gastos da companhia e realizar um acompanhamento minucioso de uma forma simplificar a escolha de onde diminuir os custos.
Acompanha facilmente as movimentações financeiras
Uma gestão financeira preparada proporciona que o gestor de um modo mais fácil em saber corretamente como encontra-se o fluxo de caixa, a entrada de pagamentos, as despesas, a remuneração dos colaboradores e fornecedores e dentre outros.
Essa observação é relativamente mais complicada quando a empresa utiliza o método mais clássico que é através de planilhas escritas em papéis.
Os dados de recebimentos ficam mais estruturados
Para um bom envolvimento financeiro da clínica, é importante possuir dados claros referente a todos os depósitos dos pacientes e/ou também dos planos de saúde.
Então, o gestor necessita ter meios para avaliar com simplicidade quais contas já foram pagas e quais ainda estão faltando pagar e, com isso, certificar que nenhum valor fique faltando ou atrase por muito tempo.
Notar quais as principais fontes de renda da clínica para ter um bom faturamento médico eletrônico
Uma pergunta que poucos empresários que escolheram montar clínica sabe responder: quais são os processos com maior rentabilidade da clínica?
Esse esclarecimento é muito relevante para o gestor montar uma tática e elevar o rendimento financeiro da clínica médica.
Diante disso, ter essa solução pode ser muito mais rápida e prática com um software médico de gestão correto e específico para o controle da gestão financeira do seu negócio.
As informações podem ser acessadas a qualquer hora, independente do lugar
Outro ponto interessante de ter um software médico e, desse modo, uma melhor gestão financeira, é a mobilidade que esse modelo de tecnologia disponibiliza.
Assim, para o gestor, ao fazer o controle do faturamento médico eletrônico, o serviço fica muito mais produtivo se ele tiver o acesso às informações financeiras da empresa de qualquer lugar.
Além disso, o armazenamento de dados na nuvem traz muito mais segurança tanto para a clínica quanto para os seus pacientes.
Dicas de gestão financeira para a sua clínica
No momento de afirmar que sua clínica consiga trabalhar com lucratividade e eficiência nas atividades do dia a dia, algumas atitudes precisam ser adotadas para que o lugar seja mantido em uma condição de organização e lucratividade constante.
Veja abaixo algumas dicas importantes!
Controle o fluxo de caixa
O fluxo de caixa registra detalhadamente todas as entradas e saídas de capital de um negócio e controla todo o saldo disponível tanto em cortinas bancárias quanto nos caixas (ou cofres). Então se atente nesse ponto!
Possua um fundo de reserva
É bastante comum uma companhia passar por situações de baixas temporadas ou questões imprevisíveis, como manutenções de emergência ou danos a equipamentos. Em clínica médica isso não seria diferente, então, criar um fundo de reserva pode te ajudar nesses momentos de crise.
Faça a gestão do estoque para ter um bom faturamento médico eletrônico
Clínicas médicas em muitos casos trabalham com um fluxo muito grande de consumo de materiais e insumos. Sendo assim, o controle de estoque deve existir com bastante precisão para evitar gastos fora de hora.
Utilizando um software médico para ter um bom faturamento médico eletrônico
Fazer um planejamento financeiro, mapear indicadores, controlar o fluxo de caixa, gestão de estoque, fundo de reserva e muitos outros processos, são vistos como a parte mais chata da gestão financeira.
Com isso, o nosso Software Médico da MDMED possui funcionalidades automáticas direcionadas para esse tipo de gestão, como:
- Fluxo de Caixa Completo;
- Pagamentos e Recebimentos Recorrentes;
- Opção de Baixas Múltiplas;
- Controle Financeiro por Unidade/Multiclinica;
- Relatórios Financeiros;
- Prontuário eletrônico.
Então, ao invés de ter dados esquecidos e perdidos em diferentes planilhas, você agrupa tudo isso em um só lugar, que consegue padronizar seus processos e permite redução de custos.
Para saber mais sobre o software médico, solicite sua demonstração grátis em nosso site e conte com nosso atendimento especializado, que estará sempre disponível e pronto para esclarecer todas as suas dúvidas.