Alguns tipos de prescrição médica já são emitidos digitalmente para facilitar tanto o trabalho dos médicos, quanto a rotina do paciente. Afinal, receber a receita por SMS, e-mail e até mesmo WhatsApp é uma inovação que torna mais ágil o acesso a essas informações.
A sua clínica já oferece essa facilidade para os pacientes? Acompanhe neste artigo quais tipos de prescrição eletrônica você pode implementar no seu consultório!
Tipos de prescrição médica eletrônica
Veja a seguir alguns detalhes sobre os tipos de prescrição médica que podem ser utilizados de forma eletrônica, ou seja, por SMS, WhatsApp, entre outros meios digitais: Gaziantep bayan escort
Prescrições únicas
Como o próprio nome indica, essa prescrição serve para quando um medicamento precisa ser administrado apenas uma vez. Como em situações em que o paciente apresenta uma ferida e precisa de uma dose específica para aliviar a dor, mas não necessariamente precisará tomar o remédio por vários dias.
Prescrições S/N
Entre os tipos de prescrição médica, o S/N (Se Necessário) é aquele que permite que você deixe a interpretação do paciente quando deve tomar a medicação. Geralmente, isso ocorre em quadros clínicos simples, como uma enxaqueca.
Prescrições imediatas
Nesse caso, o médico receita um medicamento para ser utilizado imediatamente para resolver um problema urgente. Por exemplo, ele pode prescrever uma dose única imediata de um ansiolítico para tranquilizar um paciente muito agitado.
Prescrições de controle especial
Mais usada para prescrever remédios de tarja vermelha, com substâncias que precisam de controle especial, imunossupressoras e antirretrovirais, anabolizantes, antidepressivos, etc. Geralmente ficam retidas na farmácia.
Prescrição renovável
Por outro lado, as prescrições renováveis são para quem tem comodidades, doenças crônicas. Normalmente, o objetivo é evitar que o paciente tenha que fazer várias visitas ao consultório para pegar a receita.
Porém, no caso das receitas digitais, isso já é uma vantagem garantida por todos os tipos de prescrição médica.
Certificação na prescrição é obrigatório?
Apesar dessa facilidade, o documento precisa de uma Certificação Digital para ser válido. Essa assinatura digital deve seguir a legislação da ANVISA e do CFM, com nome completo e o número do CRM do profissional da saúde.
Assim como o prontuário eletrônico, a MDMED oferece toda essa segurança e garantia de agilidade na hora de receitar um medicamento aos pacientes. Dessa forma, eles não precisam ficar se deslocando sem necessidade e evitam aglomerações.
Quer saber mais? Conheça o nosso sistema e veja os benefícios que a MDMED traz para a sua clínica. Faça um teste gratuito para conferir!