Além da credibilidade do médico, é essencial oferecer aos pacientes um atendimento personalizado. Para isso, alguns pontos devem ser levados em consideração: capacitação dos profissionais, a infraestrutura da clínica, a tecnologia utilizada, entre outros.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com 5 dicas importantes para ter excelência no atendimento. Leia!
Como proporcionar um atendimento personalizado ao paciente?
Existem algumas formas bem práticas que ajudam a melhorar e tornar o atendimento personalizado, para que o paciente se sinta confortável, bem recebido e ouvido.
Veja a seguir alguns exemplos e dicas:
1. Acompanhamento da condição do paciente
Mesmo após o fim da consulta, é muito importante continuar acompanhando a situação do paciente. Não manter um histórico sobre os atendimentos e pensar que o trabalho acaba assim que ele sai do estabelecimento é um grande erro.
Registre a situação dos pacientes, para que sempre que ele retorne você possa acessar essas informações e fazer um diagnóstico mais completo. Além de melhorar o atendimento, isso ajudará você a se destacar e ter mais credibilidade.
2. Fidelização do paciente
Mantenha sempre contato com paciente, informando datas e quem sabe até fornecendo descontos e amostras de medicamentos. Utilizar essa estratégia torna o atendimento personalizado e a pessoa sente cada vez mais confiança em seu trabalho e na sua clínica.
Outra dica é avisar o paciente com um ou dois dias de antecedência para lembrá-lo da consulta e fornecer informações importantes como local, horários, se há estacionamento disponível ou tirar dúvidas.
3. Capacitação da equipe
Toda a sua equipe, seja o pessoal da recepção, limpeza ou os médicos, deve estar capacitada para realizar um atendimento educado e atencioso ao paciente. Para isso é muito importante que os gestores organizem treinamentos e disponibilizem formas do time se especializar cada vez mais.
Sendo assim, invista sempre no desenvolvimento profissional das pessoas que trabalham no consultório, para que, assim, eles possam proporcionar uma experiência que ofereça todos os cuidados e atenção necessária.
4. Investimento em tecnologia
A tecnologia com certeza ajuda a oferecer um atendimento personalizado. Utilizando a telemedicina, por exemplo, a sua clínica consegue marcar e realizar consultas por videochamada, capacitar a equipe na ferramenta e otimizar os processos operacionais.
Um exemplo prático: com um software médico, a secretária além de prestar o serviço de forma carismática, poderia utilizar uma agenda digital e outras ferramentas de gestão para melhorar o seu desempenho, marcando consultas de forma mais rápida e organizada.
5. Ambiente e infraestrutura agradável
Por último, mas não menos importante, o local. Para que o paciente se sinta confortável, além da boa relação do atendimento personalizado, é preciso ter uma ótima infraestrutura na clínica. Portanto, investir para que o ambiente seja agradável, limpo e bem cuidado é essencial.
Sendo assim, tenha no consultório móveis de boa qualidade, instale ventiladores ou ar condicionado na sala de espera, deixe algumas revistas e jornais, além de disponibilizar wi-fi gratuito e TV. Caso a especialização da clínica seja o público infantil, coloque opções especialmente para esse público.
Gostou do conteúdo? Comece a utilizar essas dicas para oferecer um atendimento personalizado para os seus pacientes. E continue acompanhando o blog da MDMED para saber informações sobre tecnologia na medicina!