MDMED: Sistema para Clinicas/Software Médico/Sistema Médico

Telemedicina no Brasil: como funciona e como implementar na sua clínica?

Telemedicina No Brasil - Como Funciona e Como Implementar Na Sua Clínica

Telemedicina no Brasil: como funciona e como implementar na sua clínica?

A telemedicina no Brasil tem ganhado destaque principalmente por conta da pandemia do Covid-19, para facilitar o acesso a consultas durante o isolamento social. A prática foi autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 467.

Quer saber como a telemedicina funciona e de que forma implementá-la na sua clinica? Continue lendo este artigo!

Como funciona a telemedicina no Brasil

Apesar do decreto da Portaria ter sido autorizado em abril de 2020, a telemedicina no Brasil já está presente desde a década de 1990, quando alguns exames podiam ser feitos a distância, como os eletrocardiogramas, na época sendo enviados via fax para que os médicos fizessem a interpretação.

Atualmente, as três práticas permitidas pelo Ministério da Saúde são:

  • teleorientação;
  • telemonitoramento;
  • teleinterconsulta.

Segundo a Lei Nº 13.989, ”entende-se por telemedicina, entre outros, o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”.

Além disso, “o médico deverá informar ao paciente todas as limitações inerentes ao uso da telemedicina, tendo em vista a impossibilidade de realização de exame físico durante a consulta”.

Como é feito o atendimento na telemedicina?

Para que o atendimento na telemedicina seja realizado precisa haver o consentimento dos médicos e pacientes. Além disso, o profissional precisa estar apto e treinado para prestar o serviço na plataforma que usará, que pode ser um software médico, telefone e videoconferência.

É muito recomendado atualmente utilizar softwares que disponibilizam a videoconferência, assim o médico consegue observar com melhor o estado do paciente e fazer suas avaliações, além de ser uma forma mais efetiva para um atendimento personalizado.

Outras práticas da telemedicina incluem emissão de receitas, prontuários e atestados médicos de forma online, porém todos os documentos devem estar assinados digitalmente. É mandatório que essas assinaturas tenham certificação digital emitida pelo ICP – Brasil.

Como implementar no seu consultório ou clínica médica

Implementar a telemedicina nas clínicas médicas não é um processo muito complexo, principalmente quando se usa um software confiável e que concentra em uma ferramenta só todos os serviços e processos operacionais necessários.

Portanto, o consultório pode investir na tecnologia de um software médico para organizar o fluxo de atendimento por meio da telemedicina. Por meio desse sistema, a troca de informações, dados de prontuário, histórico do paciente, agendamento de consultas e emissão de documentos fica mais otimizada.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre telemedicina no Brasil? Continue acompanhando o blog da MDMED!

POSTAGENS SOBRE TÉCNOLOGIA E SAÚDE

Qual a relevância de manter os dados de um consultório bem guardados e como um sistema para clínica médica pode garantir isto?
Dicas para gestão de clínicas e consultórios

Segurança de dados no consultório: como um sistema para clínica médica protege informações?

A era digital trouxe inúmeras facilidades para a gestão de consultórios e clínicas médicas, permitindo um fluxo de trabalho mais dinâmico e acessível. No entanto, junto a esses benefícios, surgem também grandes responsabilidades, principalmente em relação à segurança de dados dos pacientes. Isso traz à tona a necessidade de se pensar em um bom sistema para clínica médica.  As informações coletadas durante as consultas, como histórico médico, diagnósticos e tratamentos, são extremamente sensíveis e precisam de proteção robusta para garantir

LEIA MAIS

Negligência médica: como um sistema médico pode ajudar a evitar erros involuntários?

A prática da medicina exige precisão, cuidado e atenção em cada etapa do atendimento ao paciente, aspectos que podem ser atendidos com um sistema médico. No entanto, com o aumento da carga de trabalho e das responsabilidades dos profissionais de saúde, é inevitável que erros involuntários ocorram em consultórios e clínicas médicas, principalmente os que não contam com um software.  Muitas vezes, esses erros não são consequência de falta de preparo ou descuido por parte dos médicos, mas sim do

LEIA MAIS
Doutor usando computador com sistema médico MDMED
Otimizar atendimento

Sistema de gestão clínica: conheça a melhor ferramenta do mercado

Sistema de gestão clínica, conheça 4 vantagens! Na era da tecnologia digital, a eficiência do <strong>sistema gestão clínica</strong> é fundamental para garantir um atendimento de qualidade e um funcionamento fluido dos estabelecimentos de saúde. Com o avanço das inovações tecnológicas, ferramentas especializadas como os softwares de gestão clínica tornaram-se indispensáveis. A MDMED, líder no desenvolvimento de software médico, oferece uma plataforma robusta que se destaca no mercado por suas funcionalidades abrangentes e de fácil utilização. Quer explorar como essa ferramenta

LEIA MAIS
Rolar para cima