Já ouviu falar em marketing para médicos e ficou em dúvida sobre como esse conceito pode ser colocado em prática?

O marketing é uma área que estuda o mercado, suas demandas, necessidades e anseios. Por meio desse conhecimento busca oferecer informações e aproximar soluções, mostrando aos clientes o valor agregado de uma marca.

Assim como em outras áreas, a quantidade de profissionais na medicina tem crescido, mas a oferta de serviços com qualidade continua sendo um diferencial. Ao mesmo tempo, a disponibilidade de informações em uma área tão séria ainda é pequena.

Nesse contexto, o marketing para médicos é um de seus ramos, que trata da comunicação entre pacientes e profissionais. Quando planejado e com responsabilidade, ele pode auxiliar o profissional médico e seu estabelecimento a se destacarem, e claro, oferecerem o melhor serviço.

O marketing medico também pode ajudar o profissional a descobrir como administrar sua clínica de forma mais adequada, inovando no atendimento e aumentando a satisfação dos clientes.

Para te ajudar a entender melhor sua importância, preparamos o conteúdo a seguir. Confira!

O que é marketing para médicos?

O marketing para médicos é um conjunto de ações que são feitas para potencializar a comunicação de uma clínica ou até de um profissional médico.

Com isso, potencializa-se os relacionamentos com base em solidez. Esse objetivo não é alcançado apenas com divulgação, é necessário que a qualidade dos serviços prestados junto a um trabalho de promoção, segmentação do público e investimento nos canais certos estejam em dia.

Isso pode englobar desde medidas mais tradicionais, como a distribuição de panfletos e folders, até ações de marketing digital. Assim, não só divulgando, mas também buscando entender o que o público precisa, agrega-se maior valor às soluções oferecidas.

Com isso, é gerada aproximação entre o público que é atendido e a clínica.

Desse modo, as atividades realizadas no âmbito do marketing para médicos visam a conquistar autoridade e credibilidade para a clínica. Por fim, podendo beneficiá-la de várias maneiras, como potencializando a lucratividade e o destacando-a frente aos concorrentes.

Qual a importância do marketing para médicos?

Partindo dessas definições, o marketing para médicos é extremamente importante para uma clínica que deseja crescer e se consolidar.

As estratégias de marketing para médicos podem ajudar a otimizar a gestão de uma clínica. Isso ocorre através da promoção de variados esforços que convergem para melhorar resultados e também pela análise de desempenho das estratégias.

Exemplo disso são os feedbacks do público. Eles indicam onde estão as maiores lacunas de informação, que precisam ser preenchidas e melhoradas nesta comunicação. Ou seja, tudo isso depende das ações que a clínica está realizando e também de quais ferramentas ela está utilizando.

Entretanto, a observação da experiência e dos indicadores de satisfação vão contribuir para que a clínica invista em melhorias e em formas de atingir esse público que a utiliza.

Como se faz marketing para médicos?

Para fazer marketing para médicos existe uma série de estratégias a serem aplicadas. O ideal, contudo, é que se comece por um planejamento.

É necessário, para isso, estudar que tipo de estrutura a clínica tem, o portfólio de serviços, o público que quer atingir, quais canais eles acessam e por onde consomem conteúdo. Além é claro de procurar saber quais as suas principais dúvidas e necessidades.

Com esse autoconhecimento feito, é possível investir em estratégias de:

Branding

Branding é o conjunto de elementos que compõem uma marca. Para solidificar sua clínica, passar confiança, credibilidade, respeito e profissionalismo tudo o que é ligado a ela deve ser cuidadosamente pensado.

Marketing de conteúdo e inbound marketing

Uma vez que o blog é visto como um canal de informação, investir em conteúdo é uma excelente forma de conquistar autoridade e atrair mais clientes.

Marketing de relacionamento

Foca em atender bem os clientes, desenvolver um relacionamento de confiança, honestidade e bom atendimento com eles. Para isso é importante ressaltar questões como empatia, educação da equipe, prontidão em esclarecer dúvidas e a organização para agendar consultas .

Marketing direto

O marketing direto se refere àquele acesso que o potencial cliente tem ao seu site, por exemplo, fazendo isso diretamente ao digitar a URL. Para isso, fortaleça a divulgação do nome de sua clínica e tenha um site sempre atualizado.

Ética profissional no marketing para médicos

Se você chegou aqui e está pensando em investir em marketing para médicos, é hora de falar sobre algo muito importante: a ética profissional e o que pode e o que não pode nesse campo.

Para trabalhar com marketing para médicos, é essencial que o profissional conheça alguns limites éticos. Principalmente no que se refere à divulgação de informações.

Alguns pontos são relacionados ao que o CRM (Conselho Regional de Medicina) e o CFM (Conselho Federal de Medicina) permitem ou não e ao Código de Ética Médico, que deve sempre ser consultado. Veja:

Especialidades

Embora a clínica possa ter vários médicos atuando e, portanto, oferecer diversas especialidades, o Decreto-Lei 4.113/42 não permite que um médico em si anuncie mais de duas.

 

Equipamentos e procedimentos oferecidos pela clínica

É preciso haver descrição correta dos procedimentos oferecidos, vedando-se o oferecimento de procedimentos que ainda não sejam cientificamente reconhecidos.

Fotos de pacientes

Por resolução do CFM (2.126/2015), não podem ser usadas fotos, mesmo que sejam selfies, de profissionais que configurem autopromoção simplesmente ou sensacionalismo.

Entrevistas 

A participação em entrevistas se restringe a esclarecer informações à sociedade. O CRM e o nome do médico devem ser informados.

Prêmios e destaques

É necessário atenção à Resolução 1.974/11 que veda médicos quanto a receber prêmios como de destaque ou de “melhor médico do ano” e títulos afins. Só é permitido a divulgação de homenagens feitas por instituições acadêmicas, órgãos públicos e sociedades médicas.

Preços dos serviços

Com relação a preços, deve haver muita cautela para que todas as divulgações sejam informativas e para que não seja oferecido nada em caráter de promoção. Também é proibido a sugestão de competição desleal, visto que a saúde não deve ser tratada desta forma.

Por fim, cabe ressaltar que o objetivo do marketing para médicos é disponibilizar informações possíveis e esclarecimentos sobre serviços, mostrando os diferenciais de seu espaço, e atrair pacientes ao consultório, mediante a boa imagem e reputação construídas e clareza de informações.

Por meio de um referencial de excelência e autoridade no segmento, uma clínica ou estabelecimento médico que invista nesse ideal consegue não só chamar atenção de novos clientes, mas também fidelizar os que já tem pela confiança.

Junto à preocupação em melhorar os serviços, dominar tecnologia e observar ainda boas práticas, como cuidados para escolher um software médicousar canais de comunicação com responsabilidade e, mais recentemente, com a pandemia, da telemedicina.

Isso permite que ela possa se expandir e se tornar um destaque no mercado.

E então, sua clínica já tem o que precisa para ser um lugar verdadeiramente diferenciado e bem administrado para investir em marketing médico? Quer saber mais sobre a MDMED e quem somos, para descobrir como podemos te ajudar nessa gestão? 

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