Um marco da nossa contemporaneidade são os constantes avanços tecnológicos, ao ponto de está presente em lugares inesperados como na medicina. Atualmente é comum acessar diversos bancos de dados e informações através de registros de uma agenda eletrônica. Vamos te apresentar nesse artigo o recurso do prontuário eletrônico.
O PEP (Prontuário eletrônico), é um sistema de informação que facilita a gestão das clínicas e hospitais, através do registro histórico de cada paciente. O seu maior fim é armazenar todos os dados do atendimento relacionado ao tratamento e saúde de cada paciente.
Através da reunião dessas informações é possível acessar, modificar e adicionar mais informações sobre a rotina administrativa da clínica, e ter uma melhor organização da empresa.
Nesse artigo vamos te mostrar como se render ao prontuário eletrônico, só irá lhe trazer vantagens, principalmente no âmbito do RH (Recursos Humanos).
Fica com a gente e confira o artigo!
O que é um prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico é um meio digital de organizar e guardar todo o histórico relevante da saúde de cada um dos seus pacientes, as informações inclusas são essas aqui:
- Medicamentos;
- Histórico clínico;
- Alergias;
- Tratamentos realizados anteriormente;
- Informações administrativas;
- Dados médicos no geral;
- Exames feitos pelo paciente.
Dessa forma, o prontuário eletrônico do paciente é uma excelente saída para ampliar a qualidade e eficiência dos cuidados realizados pelo médico, além de facilitar toda a operação de gestão dos pacientes, o que dinamiza a tomada de decisões da clínica.
Outra vantagem é referente a segurança de dados pessoais, os prontuários em papéis não conseguem garantir o mesmo grau de confidencialidade do que um sistema eletrônico protegido.
Qual é o objetivo do prontuário eletrônico?
O maior objetivo da sua clínica é provavelmente garantir um atendimento ágil, de qualidade e seguro para o seu paciente e o prontuário eletrônico possibilita isso de uma forma segura e acessível para todo mundo.
A exemplo, você atende um paciente que tem inúmeros problemas de saúde e precisou passar por diversos atuantes da saúde, como médicos e enfermeiros.
Através do recurso de um prontuário eletrônico, você facilita a vida de todos esses profissionais, além de garantir a segurança e qualidade ao seu paciente, através da notificação de todas as informações essenciais do paciente.
Ter um quadro completo de saúde do paciente, é fundamental para evitar transtornos como uma repetição desnecessárias de exames, além de evitar o uso de medicamentos causadores de alergias, e dessa forma diagnosticar e tratar de modo mais fácil o paciente.
Ademais o uso de prontuários eletrônicos é interessante e útil para o próprio paciente, para que ele de modo independente possa acessar as suas informações clínicas, e monitorar seu próprio histórico médico, além disso, consegue compartilhar seus dados com outros profissionais, caso deseje consultar outras opiniões médicas.
Por fim, a funcionalidade de um prontuário eletrônico não passar de tornar mais fácil o acesso a divulgação de informações clínicas, atreladas aos profissionais de saúde, correlacionadas ao atendimento de qualidade do paciente.
Vantagens de um prontuário médico eletrônico
O método de prontuário médico em sistema digital, é responsável por guardar as mais variadas informações cadastrais e pessoais de um paciente de forma segura e de fácil acesso. Dessa forma é ofertado os mais variados benefícios para os profissionais de saúde, a exemplo:
O caso de um paciente com alguma doença crônica, como diabetes, através desse recurso do prontuário é possível acompanhar o grau de açúcar no sangue, através dos registros de consultas médicas, ademais é possível acompanhar a evolução da doença com o tempo.
É uma vantagem por permitir que os médicos e enfermeiros tenham um acompanhamento tão preciso e prático que pode ajustar o tratamento a todo momento, conforme as demandas de cada efêmero, melhorando e facilitando a qualidade de vida.
Facilita o acesso aos dados do paciente
A maior vantagem do prontuário eletrônico é a facilidade de ter o acesso a todas as informações e particularidades de cada paciente.
Através desse sistema é possível ter todas as informações guardadas e checadas nas mais variadas plataformas, que para obter o acesso precisa ser previamente autorizado.
Esse processo é um facilitador de situações em que a pessoa está fora da cidade, e acaba necessitando urgentemente de alguma informação médica, através desse sistema é possível ter um rápido acesso ao histórico do paciente e orientá-lo.
O prontuário eletrônico pessoa lhe auxilia com os profissionais a garantir um controle em situações problema, afinal é claro nos relatórios a evolução da doença, e dessa forma é possível tomar decisões que podem salvar a vida de alguém.
Melhora o controle das informações clínicas
A gestão de uma clínica passa por variados profissionais, como recepcionistas, secretários, voltados para o atendimento ao público, e um volume de dados e informações que não conseguem organizar isso todos os dias.
Além disso, imagine a situação de cada consulta ou situação se fazer necessário que os profissionais recorram a variadas pastas para saber informações básicas de cada paciente, gera muito trabalho em pouca produção.
Assim, fazer uso de um sistema de prontuário eletrônico, gera uma enorme vantagem ao seu negócio, principalmente por permitir que seu funcionário tenha tempo de se dedicar a outras demandas da clínica, como atender bem pacientes e fornecedores.
Ajuda a reduzir a sinistralidade
Um problema enfrentado por muitas empresas, clínicas e seguradora de planos de saúde é a sinistralidade referente aos contratos feitos.
Dessa forma se eleva o custo, decorrente da análise de dados do paciente, apresentada no prontuário eletrônico.
Através desse artigo foi notório que adotar o uso de um prontuário eletrônico é uma excelente estratégia para a sua empresa.
Por isso, recomendamos que você procure prestadores de serviço direcionados a essa área, que lhe ofereçam o suporte necessário para adicionar esse tipo de prontuário na sua clínica.
Esse post tirou suas dúvidas e lhe interessou? Confira mais artigos direcionados a telemedicina no MdMed.