Prescrição digital: entenda a nova tendência e veja como utilizá-la em sua clínica.

Prescrição digital

A rotina de consultórios e clínicas médicas são constituídas de diversos elementos, como a efetuação de prescrições e receituários médicos. Nesse cenário, a prescrição digital ganhou força e se tornou uma das mais incríveis ferramentas médicas.

No dia a dia os médicos elaboram prescrições de maneira padronizada, orientando os pacientes acerca do caminho terapêutico a ser adotado. Assim, a prescrição médica é um dos pilares da medicina, e orienta a decisão da conduta do profissional após avaliação de cada caso.

Entretanto, devido a algumas limitações que podem acarretar erros, principalmente quando são realizadas de maneira manuscrita, a prescrição digital tornou-se uma alternativa eficiente. Atuando com praticidade, a prescrição digital é adotada por milhares de clínicas e consultórios, graças ao software médico da MDMED.

Quer saber tudo sobre a prescrição digital, suas principais vantagens e como implementá-la? Então fica ligado na matéria a seguir!

O que é uma prescrição médica?

Prescrição digital
Foto: bongkarngraphic

A prescrição médica pode ser entendida como a ação de formalizar uma conduta terapêutica direcionada ao paciente, que ocorre após a avaliação clínica e de exames complementares. Além disso, a prescrição médica é um elemento importante para orientar o paciente acerca do tratamento, seja ele farmacológico ou não.

Por esse motivo, o receituário médico é um exemplo de prescrição, e nele precisam conter informações relevantes para conduzir o sucesso terapêutico do paciente. Essa padronização é indicada conforme consta no manual de orientações básicas para prescrição médica elaborado pelo conselho federal de medicina.

Dessa maneira, informações como a identificação do paciente, o nome do fármaco, a forma farmacêutica, a concentração e quantidade total precisam estar presentes na receita. Além disso, é preciso constar as orientações de uso, como a dose, a via de administração, intervalo de uso e duração, bem como a assinatura do médico e o CRM ao final da página.

Vale ressaltar que a dispensação de alguns medicamentos por farmacêuticos só poderá ser realizada mediante apresentação do receituário médico, reforçando a importância desse documento.

O que é uma prescrição digital?

A prescrição digital é um modelo elaborado de maneira digital e autenticada, que pode ser disponibilizado por e-mail ou sms. Assim como os prontuários médicos eletrônicos, a prescrição digital é uma outra evolução viabilizada pelo software médico da MDMED. Isso promove comodidade, segurança, dentre outros benefícios para os pacientes.

Quais as vantagens desse tipo de prescrição?

Existem uma série de vantagens conseguidas com a utilização das prescrições digitais, tanto direcionadas para o paciente quanto para os médicos. Dentre as principais vantagens estão:

1. Possibilita a efetivação de consultas remotas.

Para viabilizar uma teleconsulta, é essencial utilizar assinatura digital para validar receitas médicas eletrônicas. Com o software médico da MDMED, torna-se factível praticar a telemedicina, permitindo atendimento e prescrições em formato digital.

Essa possibilidade permite que seu consultório ofereça consultas à distância, melhorando a eficiência da equipe. Isso simplifica as tarefas dos profissionais, já que o atendimento remoto agiliza questões administrativas, amplia as opções de atendimento e atrai mais clientes.

2. Permite o envio de prescrições por sms

A plataforma da MDMED viabiliza ainda que alguns tipos de prescrições digitais possam ser enviadas via SMS ou email ao paciente. Isso agiliza as consultas e possibilita ajustes, se precisos. Além disso, há economia de custos ao reduzir o uso de papel e impressão para receitas médicas.

3. Minimiza erros na dispensação de medicamentos

Uma prescrição eletrônica minimiza as chances de equívocos na entrega de medicamentos pelos farmacêuticos, assegurando uma maior proteção ao paciente. A implementação desse método contribui significativamente para a segurança do paciente, já que elimina a interpretação manual da prescrição, reduzindo erros de dosagem e de medicação.

A implementação desse método contribui significativamente para a segurança do paciente, já que elimina a interpretação manual da prescrição, reduzindo erros de dosagem e da medicação. Isso demonstra um cuidado mais preciso e eficiente, melhorando a qualidade do atendimento médico.

4. Reduz o risco de falsificações

Uma prescrição digital oferece mais segurança para os profissionais de saúde, pois utiliza uma assinatura digital médica para sua autenticação. Assim, com seu registro legal e criptografado, uma assinatura digital oferece maior garantia do que uma assinatura física, pois evita a possibilidade de falsificações.

Por esse motivo, a autenticação criptografada confere à prescrição digital a garantia de que é realmente o médico que receitou o medicamento. Isso evita um dos maiores problemas atuais na área da saúde que é o uso indiscriminado de medicamentos, que acontece muitas vezes por falsificação de assinaturas médicas.

Implemente a prescrição digital com MDMED!

Devido às inúmeras vantagens conseguidas com a prescrição digital, milhares de clínicas passaram a adotar cada vez mais esse modelo na sua prática. Para isso, elas investem na melhor tecnologia encontrada no mercado de softwares médico, que você só encontra no MDMED.

Sua clínica não pode ficar de fora dessa! Não perca tempo e utilize o que há de melhor e mais tecnológico dentro do seu consultório. Garanta comodidade e segurança para os seus pacientes com MDMED.

MAIS POSTS