Por mais que o atendimento médico seja algo de extrema responsabilidade e que em situações normais requer presença física para procedimentos, o atendimento de uma clínica pode ser otimizado no meio digital com apoio da tecnologia para ajudar a fidelizar pacientes.
Fidelização é elemento-chave do sucesso na área médica, mas para isso o relacionamento deve ser construído com confiança.
Quando falamos do meio digital, vale observar que recentemente o comportamento dos consumidores mudou, incluindo-se nisso os pacientes.
Hoje, quem precisa de atendimento médico, também têm demandas diferentes e precisa de condições diferenciadas para agilizar rotinas ou lidar com procedimentos antes muito burocráticos. Veja como a tecnologia pode ajudar a fidelizar pacientes:
Entenda o que é “paciente digital”
O termo, a princípio, claro, causa estranheza. Afinal, mesmo que alguns procedimentos como determinadas consultas e orientações tenham sido regulamentadas para funcionarem via telemedicina no período de isolamento social, um paciente nunca é “digital”.
Acontece que o termo não define o paciente em si, mas sim a cultura digital que as pessoas atualmente têm, o comportamento de nossa sociedade que mudou e exige uma nova visão da gestão de diversas áreas.
Sendo assim, no que se refere ao atendimento, mas em todas as suas etapas anteriores, como marcação de consultas, acesso à informação e assim por diante, vários processos podem ser otimizados.
Hoje as pessoas estão acostumadas a ter orientações por aplicativos, acessar serviços e agilizar procedimentos com apoio da tecnologia. Entrega-se, assim, informação, facilidade e ajuda aos pacientes, um efeito da transformação digital na saúde.
Fidelização de pacientes na área médica
Para falar desse assunto é preciso entender as correlações entre experiência do cliente, atendimento e a fidelização de pacientes.
O paciente que tem uma experiência personalizada com a clínica, recebendo atendimento diferenciado, tendo acesso a serviços de qualidade e com agilidade, tem maior propensão a voltar para dar continuidade aos cuidados, pois adquire confiança.
Em uma área tão delicada e que inspira cuidados, contar com empatia, cordialidade, organização e preparo são diferenciais que fidelizam.
Por que me preocupar com a fidelização do paciente digital?
O “paciente digital” é um paciente com outro comportamento, outro perfil. Segundo um estudo chamado Digital Marketing Trend, de 2020, feito pela Adobe, alguns destaques para o marketing valem ser considerados.
Entre as tendências estão a experiência do consumidor, o planejamento para assegurar confiança e a automatização de processos.
Nesse sentido, tudo que envolve à gestão do espaço da clínica, recepção e serviços administrativos, pode ser aprimorado com o uso da tecnologia.
Para tornar melhor, então, a jornada do paciente, que inclui toda a experiência desde a descoberta de uma necessidade ou diagnóstico, até a fidelização, veja algumas dicas que podem ser seguidas:
7 passos para começar a fidelizar pacientes agora
1- Conheça bem seu paciente
Quanto mais você conhecer seu paciente, entender suas dificuldades e problemas, melhor será a solução ou diagnostico oferecido por você. Cada paciente é único e deve ser tratado como tal.
Dedique-se a cada um da melhor forma possível, a fidelização será uma consequência desse cuidado individual.
2- Qualifique sua equipe
Treine sempre sua equipe de acordo com as normas exigidas e procure mantê-la atualizada e capacitada de acordo com o que há de melhor e mais moderno.
Além de qualificar a equipe, lembre-se da importância de ofertar soluções que possam agilizar e melhorar o trabalho, dando mais segurança, qualidade e confiança aos processos. É o caso da certificação digital, que pode contribuir muito para a rotina dos médicos.
3- Valorize os feedbacks dos pacientes
Se a fidelização de pacientes passa pela experiência, é necessário valorizar cada feedback que o paciente dá.
Além de ouvi-lo, colocar-se de prontidão para fornecer informações precisas e diminuir suas inseguranças é essencial para fortalecer o relacionamento.
4- Ofereça atendimento personalizado para fidelizar pacientes
É importante que a clínica, a partir do conhecimento que tem do paciente, saiba atendê-lo de maneira personalizada.
Além do prontuário eletrônico, que permite ao médico ter acesso a todo o histórico de informações do paciente, outras medidas contribuem para essa experiência única.
São elas, por exemplo, o conhecimento a respeito do perfil de seu cliente e das melhores datas ou horários para propor suas consultas e exames. E também, a possibilidade de melhorar a comunicação sempre, oferecendo vários canais.
Ou seja, personalize a experiência em sua clínica se quiser conquistar respeito e a fidelização de pacientes.
5- Otimize agendamentos
Você pode contar com um software médico para gerenciar o painel de procedimentos de sua clínica e as informações administrativas. Assim possibilitando que seus clientes agendarem e remanejarem consultas por um app.
Isso diminui filas de espera e evita conflitos de agenda e é um ponto decisivo para a fidelização de pacientes.
6- Invista no digital
Para a fidelização de pacientes é preciso agregar valor por meio de soluções que tornem a clínica mais eficiente.
A prescrição digital é um exemplo de como é possível otimizar e simplificar as coisas para o paciente. Uma vez que esse documento vai com a assinatura do médico, mas facilita a leitura e agiliza o atendimento.
7- Dê atenção ao pós-consulta
Não encerre um atendimento logo após a consulta. Mas preocupe-se em pedir que o paciente avalie o trabalho desenvolvido para verificar sua satisfação.
Procure sempre saber como seu paciente está, alertá-lo sobre a necessidade de fazer check-ups, cuidar de sua atenção e ser uma fonte confiável para que ele possa procurar ajuda quando necessário.
Conclusão
Por fim, pode-se ressaltar que a fidelização de pacientes é importante tanto para a clínica quanto para os próprios clientes.
Isso porque pacientes fidelizados, que criaram confiança com o estabelecimento e equipe que os atende e acompanha, tendem a executar adequadamente os tratamentos indicados.
Além disso, costumam seguir as orientações com mais dedicação e a faltarem menos às consultas e exames. Com isso, os resultados são bastante positivos.
Ainda que a iniciativa parta da clínica em atender bem e fidelizar pacientes, contar com estratégias de marketing digital também ajuda a fortalecer a reputação dela.
Dessa forma, aumenta-se a autoridade do estabelecimento, assegurando mais pacientes, assim como uma boa gestão, sendo necessário investir cada vez mais em melhorias nesse aspecto.
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