Um atendimento humanizado e personalizado é fundamental em qualquer contexto, especialmente nas clínicas médicas, que lidam diretamente com a saúde e o bem-estar dos pacientes.
A prática não é complexa, mas requer uma adequação da cultura organizacional, que deve ser fundamentada na valorização da experiência do próximo. Para facilitar esse processo é interessante aliar a ação dos profissionais à tecnologia.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue no texto que iremos explicar a importância de fazer um atendimento humanizado e personalizado, além de dar quatro dicas para aplicar na sua clínica.
Por que personalizar e humanizar o atendimento?
Um estudo publicado na Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), discute a importância da humanização do atendimento. Eles destacam os efeitos positivos de ações simples, como tratar o paciente pelo nome, praticar a escuta ativa e promover uma comunicação clara.
Afinal, as pessoas desejam ter uma experiência positiva em suas consultas, especialmente porque muitas delas irão tratar de assuntos de saúde que são delicados.
Sendo assim, oferecer um atendimento humanizado e personalizado auxilia a fidelizar pacientes, já que eles se sentem mais acolhidos e tendem a voltar mais vezes.
Além disso, devido ao bom atendimento, esses pacientes tendem a indicar para amigos e familiares. Dessa forma, é possível conquistar novos clientes e aumentar o faturamento da sua clínica.
Mas, como oferecer essa experiência?
Como fazer um atendimento humanizado e personalizado em sua clínica
Como você pode perceber, oferecer um atendimento humanizado e personalizado contribui com o sucesso da sua clínica. Confira quatro dicas para aplicar agora mesmo!
1. Conheça a opinião dos seus pacientes
Para prestar um atendimento personalizado você precisa saber as impressões e expectativas dos seus pacientes.
Para isso, aplique pesquisas de satisfação após as consultas perguntando o que acharam do atendimento, o que pensam que poderia melhorar e se indicariam a clínica para outra pessoa. Isso pode ser feito por meio de um formulário impresso ou enviado por e-mail para o paciente.
A partir das respostas obtidas, alinhe os processos internos sempre que possível.
2. Tenha atenção à comunicação
Existem algumas práticas que tornam a comunicação mais assertiva, como olhar nos olhos do paciente, ouvir com atenção o que ele diz, utilizar uma linguagem que seja facilmente compreendida, evitar termos técnicos e chamá-lo pelo nome.
3. Preze pela organização e pontualidade
Ninguém gosta de atrasos, não é mesmo? Isso dá a impressão de que a clínica é desorganizada e não se preocupa com o bem-estar dos pacientes.
Por mais que imprevistos aconteçam, é importante investir em plataformas de gestão e controle de agendamentos para garantir que os horários sejam cumpridos.
Tendo ferramentas como suporte, a sua equipe terá muito mais organização e facilidade na hora de gerir a agenda dos médicos, evitando, por exemplo, marcar consultas em horários já ocupados ou com o tempo muito apertado.
4. Tenha fácil acesso ao histórico dos pacientes
Por fim, ter acesso ao histórico completo do paciente promove não só consultas mais eficientes, mas também um atendimento personalizado, pois você saberá facilmente as informações importantes dessa pessoa e evita questionamentos desnecessários.
Além disso, passa a sensação de proximidade e cuidado com os pacientes.
Mas, para isso funcionar bem, é interessante contar com uma plataforma de gerenciamento que integre as informações dos pacientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o artigo sobre software de gestão de processos administrativos para clínicas! Colocando as dicas de atendimento em prática e utilizando ferramentas de gerenciamento, você ficará à frente dos concorrentes!