O atendimento automatizado na área da saúde nada mais é do que uma sequência de processos que auxiliam a clínica a oferecer as melhores condições para os pacientes, desde a recepção até o fim da consulta ou o retorno.

Para isso são necessárias algumas ações e tecnologias, como a de sistemas como o MDMED. Neste artigo, vamos abordar mais detalhes sobre:

  • o que é o atendimento automatizado na saúde;
  • como o MDMED pode ajudar nesse atendimento.

O que é o atendimento automatizado na saúde?

O atendimento automatizado impacta significativamente a rotina dos médicos, porque são utilizadas algumas ferramentas que simplificam algumas atividades básicas. Por exemplo: o agendamento de consultas online.

O agendamento presencial já é algo que demanda um tempo do paciente ir até o estabelecimento, o que em tempos de pandemia de covid-19 deve ser algo para evitar, se possível. Então, com a possibilidade de marcar consultas virtualmente esse problema já seria resolvido.

Além disso, a economia de tempo também é uma grande vantagem, pois o próprio paciente pode agendar a consulta de onde estiver, conforme tiver espaço na agenda do médico. Outro ponto importante é que, com um sistema médico, é possível enviar mensagens automáticas para lembrar as datas e horários marcados e garantir que a pessoa apareça.

Como o MDMED pode ajudar nesse atendimento?

O MDMED Web apresenta várias opções que ajudam no atendimento automatizado. Os pacientes têm muito mais autonomia para agendar suas consultas ou exames pela internet, porque recebem um link via SMS, WhatsApp, entre outras redes sociais. Com esse link, basta o paciente clicar e preencher com seus dados e marcar.

Além disso, com a telemedicina é possível que todo o atendimento seja feito virtualmente. O médico pode examinar (alguns casos obviamente podem necessitar de uma visita presencial), mas em muitos casos o paciente pode conversar por vídeochamada e também enviar algumas fotos para o profissional da saúde analisar.

Toda essa comunicação e relacionamento ajudam o médico a encontrar soluções para os problemas dos pacientes de forma mais fácil. Além disso, antes das consultas, é possível orientar o paciente sobre o que fazer, como: ficar em jejum ou o que comer.

O impacto na rotina do consultório é transformar e evitar alguns processos como o de ligar para pacientes, esperar atender, a pessoa conferir se realmente vai poder marcar em X data, etc. Com mais tempo útil, a equipe do consultório pode focar em atividades mais complexas.

Mas além da automatização, é essencial manter a humanização. Saiba mais sobre como realizar um atendimento humanizado!

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