A medicina centrada no paciente é uma das pautas mais recentes da atualidade que garantem a qualidade do cuidado à saúde. Assim, especialistas na área defendem que o indivíduo deve ser enxergado de maneira integral, para que o processo de cuidado seja efetivo. No entanto, registar inúmeros dados sobre os pacientes, oriundos de diversos sistemas diferentes, parecia ser um trabalho impossível. Graças ao avanço da tecnologia, a implementação da integralidade do paciente tornou-se uma realidade, pois através do software médico é possível reunir muitas informações. Além de reunir essas informações, o software médico da MDMED permite a integração entre informações externas, um processo chamado de interoperabilidade.
Mas você sabe o que de fato é a interoperabilidade do software médico, e como isso pode impactar na qualidade da assistência médica? Pensando em responder isso, criamos um conteúdo incrível que vai abordar a maneira como a versatilidade deste sistema pode trazer benefícios imensuráveis para o atendimento.
Qual o significado de interoperabilidade?
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer o que quer dizer interoperabilidade no contexto de assistência à saúde. A interoperabilidade é a capacidade de um sistema de integrar informações, sejam elas internas ou externas, fazendo uma comunicação de maneira eficaz. Assim, no contexto da saúde, a interoperabilidade de um software médico é a capacidade do sistema de conseguir integrar as informações de outros sistemas.
Por que é importante a interoperabilidade em um software médico?
Como dito anteriormente, o paciente precisa ser entendido de maneira integral, e isso requer a reunião de diversas informações de maneira prática. Assim, a interoperabilidade do software médico garante que o paciente tenha a qualidade de atendimento no padrão que os especialistas recomendam. Ou seja, o paciente passará a ser entendido por completo, pois o sistema com interoperabilidade reúne todas as informações relevantes em um só lugar.
Como a interoperabilidade pode melhorar a assistência em uma clínica ou consultório?
O software médico da MDMED disponibiliza funcionalidades que garantem a interoperabilidade, garantindo a melhor assistência possível. Para isso, o software realiza alguma das seguintes funções:
1. Entende o paciente de maneira integral
Através do uso de um prontuário eletrônico, os dados de todos os pacientes são reunidos em um só lugar, com um sistema prático e moderno. Isso por si só garantiria um aumento das informações do paciente, mas a ferramenta vai além: O software armazena essas informações na nuvem.
Esse armazenamento na nuvem permite que qualquer profissional que tenha acesso ao prontuário do paciente consiga avaliar todas as informações. Isso garante uma avaliação mais ampla, de toda a história clínica, mesmo que o paciente tenha sido atendido em outro lugar.
Para isso, basta que as informações do paciente tenham sido incluídas no prontuário eletrônico da MDMED, em qualquer uma das milhares clínicas cadastradas. Graças a interoperabilidade do software médico, é possível que o paciente seja entendido como um todo, auxiliando na conduta eficaz.
2. Facilita a comunicação com o convênio de saúde
O software da MDMED é integrado totalmente ao TISS, um sistema de registro e diálogo entre os planos privados de assistência à saúde e a clínica. Ou seja, há a facilitação do compartilhamento das informações entre os convênios de saúde e a sua clínica, que pode agilizar os trâmites necessários.
Isso possibilita que o software médico possua a interoperabilidade, que poderá facilitar na qualidade de atendimento dos pacientes.
3. Implementa informações de exames complementares
Além das informações clínicas do paciente, é preciso também incrementar esses dados com os resultados de alguns exames complementares. O software da MDMED pode auxiliar integrando em seu sistema os exames de imagem, laboratoriais, dentre outros. Com essa interoperabilidade do software médico é possível entender melhor o contexto de saúde do paciente, garantindo qualidade na assistência.
4. Garante a segurança das informações dos pacientes
Tão importante quanto garantir que haja integração entre as informações do paciente, é garantir que haja segurança e privacidade desses dados. Assim, as informações médicas dos pacientes precisam estar seguras e a privacidade protegida, para que não ocorra nenhuma violação do sigilo médico-paciente.
Por isso, o software médico da MDMED garante a interoperabilidade com o máximo de segurança, com tecnologia criptografada que garante o acesso somente com autorização. O nosso software segue as regras LGPD, de forma a maximizar a garantia da privacidade do paciente.
Garanta a qualidade na assistência com a interoperabilidade do MDMED!
A melhor escolha para garantir uma assistência com padrão de qualidade é através da interoperabilidade do software médico, que você só encontra no MDMED. Por isso, utilizando nosso software na sua clínica ou consultório, você disponibiliza ao paciente o melhor atendimento, com segurança e tecnologia de ponta.
Então não fique aí esperando, adquira a melhor ferramenta do mercado: o software médico da MDMED. Tenha no seu consultório o melhor atendimento, e garanta o destaque no segmento da saúde e assistência médica!
Gostou do conteúdo? Então não perca tempo e dê uma olhada nos conteúdos do nosso blog!