Medicina e inovação são assuntos que andam de mãos dadas. Desde tempos remotos, o setor sempre investiu na modernização para melhorar seus resultados. Hoje, mais do que nunca, as condições para isso são favoráveis, já que o uso de tecnologia na saúde abre muitas possibilidades.
Seja na parte administrativa de uma clínica ou no tratamento e prevenção de doenças, dispositivos pensados para o setor são capazes de otimizar a experiência dos pacientes e profissionais da saúde.
Não à toa, em pouco tempo, devemos presenciar uma verdadeira revolução na área. O atendimento como conhecemos deve mudar, bem como a relação entre médicos e pacientes e o próprio modus operandi da medicina.
Os sinais dessas mudanças já começaram a aparecer, principalmente, por conta da transformação digital pela qual todos os segmentos têm passado desde o novo coronavírus.
Na área da saúde, é notável uma nova mentalidade guiada pelo uso de dados e tecnologias de automação. A partir disso, os ganhos em produtividade, humanização dos serviços e aumento nas chances de cura de doenças são inegáveis.
Afinal, livres de atividades repetitivas e com o uso de softwares sofisticados, os profissionais do setor ganham mais tempo para focar nos pacientes e contam com um dilúvio de informações para tratar e prevenir quadros clínicos.
Neste artigo, vamos abordar como essas e outras tendências de tecnologia na saúde devem impactar o setor. Continue com a gente!
As principais tendências para a tecnologia na saúde
Assim como em quase todos os outros setores, a área da saúde já aproveita os recursos oferecidos pela tríade composta por: Big Data, Internet das Coisas (IOT) e Inteligência Artificial (IA).
Em conjunto, essas três áreas da ciência da computação formam os pilares da era da informação, já que fornecem a estrutura necessária para que as máquinas atuem de maneira autônoma.
Enquanto o Big Data permite o armazenamento e acesso a uma grande quantidade de dados, a IOT faz com que dispositivos eletrônicos se comuniquem entre si e a IA simula as faculdades humanas.
Suas aplicações no setor médico são inúmeras e vão desde um simples agendamento online, realizado por um bot, até cirurgias feitas com o auxílio de robôs.
Abaixo, vamos conhecer, detalhadamente, os benefícios dessas e outras tecnologias na saúde.
Machine Learning
O machine learning, ou aprendizado de máquina, como é conhecido em português, é a tecnologia por trás da inteligência artificial.
É esse processo de aprendizado constante, por meio do acesso a bancos de dados gigantescos, que torna os softwares aptos a tomarem decisões racionais.
Basicamente, esses programas são treinados para encontrar padrões, analisá-los e executar uma determinada ação pré-estabelecida.
Na área da saúde, por exemplo, o machine learning pode ser utilizado para fazer uma máquina prever epidemias, descobrir novas doenças e encontrar o melhor tratamento para um paciente.
Com o conjunto de dados certo, tempo e paciência, ferramentas baseadas em machine learning e inteligência artificial serão fundamentais para o futuro da medicina.
Wearables
Wearables são dispositivos tecnológicos vestíveis. Eles podem ser um relógio, pulseira, adesivo, óculos ou qualquer outro tipo de peça na qual possamos inserir microcontroladores.
A função desses itens, no setor médico, é principalmente de monitoramento. Com eles, é possível medir em tempo real os batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura, taxa de glicose e uma série de outras questões do corpo humano.
Desse modo, o médico consegue ter um panorama geral do paciente mesmo à distância, o que aumenta consideravelmente as chances diagnóstico precoce e tratamento caso haja algo incomum nas funções monitoradas.
Além disso, os wearables também podem ser usados para medir a eficácia de um tratamento em andamento e são uma fonte de dados riquíssima para máquinas que utilizam inteligência artificial.
Cirurgias realizadas por robôs
Outra tendência de tecnologia na saúde é o uso de robôs em procedimentos cirúrgicos.
Controlados por médicos em centros de controle, esses equipamentos possuem um alto grau de precisão nos seus braços robóticos, o que permite cirurgias menos invasivas, com redução de sangramentos, dores e facilita uma recuperação mais rápida do paciente.
São ideais para cirurgias em locais de difícil acesso e possuem um bom nível de confiabilidade, já que contam com uma trava de segurança quando o cirurgião desvia o rosto da tela ou faz um movimento inesperado.
Além disso, são ótimos para cirurgias mais longas, já que oferece aos cirurgiões melhores condições ergonômicas.
Outra vantagem do uso de robôs é a possibilidade de utilizar câmeras para ver de perto os órgãos internos dos pacientes, com uma ampliação que é impossível para os olhos humanos.
Telemedicina
A telemedicina já é uma realidade no Brasil e no mundo. Impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, essa modalidade de atendimento tem se tornado cada vez mais popular.
Com ela, profissionais da saúde conseguem oferecer seus serviços à distância. Assim, é possível que os pacientes realizem consultas, recebam diagnósticos, sejam monitorados e tenham à disposição uma série de outras coisas sem precisar sair de suas casas.
Aqui no Brasil, a prática ainda carece de regulamentação definitiva. No entanto, enquanto durar a pandemia, ela está liberada.
Suas vantagens são, principalmente, a facilidade para médico e paciente encontrarem um horário adequado às suas agendas, atendimento mais rápidos, maior velocidade para iniciar os tratamentos e custos menores para as clínicas.
E a boa notícia é que já existem diversas plataformas, como o MDMED, que contam com gerenciamento na nuvem e oferecem toda a infraestrutura necessária para operar por meio da telemedicina.
A importância da tecnologia na saúde
Como você acabou de ver a tecnologia na saúde é e sempre foi fundamental para o setor da saúde. Seja na descoberta de uma vacina, um novo procedimento cirúrgico ou criação de medicamentos, é por meio dela que conseguimos avanços significativos.
Hoje, é necessário que todos negócios do setor tenham em mente essa importância. Com a solução tecnológica certa, podemos melhorar consideravelmente a saúde de nossos pacientes e até mesmo os resultados financeiros do negócio.
Uma boa forma de começar a implementar isso é a utilização de plataformas, como o MDMED, que potencializam a gestão, humanizam o atendimento e fornecem as condições necessárias para um trabalho orientado pela análise de dados.
Assim, você moderniza o seu empreendimento e se coloca entre os players atualizados no setor.
Quer conhecer um pouco mais sobre o MDMED? Acesse nosso site e confira os recursos oferecidos pela plataforma.
Obrigado pela leitura e até a próxima!